Parques lineares estão sujos e têm equipamentos quebrados




Florada de um Ipê Amarelo nas cercanias do Parque Nove de Julho


Rafael Italiani
do Agora (1)

Os parques lineares de São Paulo estão com os córregos sujos, a grama alta, quadras abandonadas, brinquedos enferrujados e sem seguranças. O Vigilante Agora esteve em 8 das 24 áreas da cidade na última semana. Além dos problemas estruturais, a reportagem também encontrou usuários de drogas nos locais durante o dia (2).

Os parques lineares foram feitos para preservar áreas de risco, evitar construções irregulares, oferecer opção de lazer para a população, melhorar a permeabilidade do solo e proteger os córregos.

No Parque Linear Nove de Julho, às margens da represa Guarapiranga, na Cidade Dutra (zona sul), o fundo do córrego mal podia ser visto por conta do mato e da sujeira. O local está abandonado (3).

Resposta

A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente afirmou que todos os parques possuem empresas de segurança contratadas (4). De acordo com a pasta, em todos eles "há apoio da Guarda Civil Metropolitana (5), que realiza rondas e monitoramento eletrônico". Sobre os parques lineares Nove de Julho e Aricanduva, onde a reportagem não encontrou segurança, a secretaria afirma que aguarda o término da licitação para escolher a empresa.

Sobre o parque na Guarapiranga, a pasta afirma que a grama é cortada periodicamente. Sobre o Parque Linear Sapé, a secretaria afirmou que os serviços de conservação e limpeza estão em processo de licitação. Atualmente, a Subprefeitura do Butantã faz a limpeza, diz a pasta.

O Ilume (Departamento de Iluminação Pública) afirmou que encaminhará equipes para avaliar os parques Aricanduva, do Fogo, Parelheiros e Linear Sapé. Procurada, a Polícia Militar não comentou a presença de usuários de drogas.

REFERÊNCIAS

(1)    – ITALIANI, Rafael. Parques lineares estão sujos e têm equipamentos quebrados. Agora São Paulo. São Paulo. 31 de dezembro de 2014.
(2)    Atualmente (01.05.2015) muitos parques municipais convivem com usuários que ocuparam partes e as utilizam como local de residência e “recreação”.
(3)    Como quase todos os parques da cidade, na data de publicação desse artigo contratos com empresas de vigilância patrimonial e equipes de manejo haviam encerrado. Irresponsavelmente as licitações somente foram convocadas após o vencimento desses contratos, fazendo com que essa situação perdurasse por muitos meses.
(4)    Obviamente uma afirmação inverídica.
(5)    A Guarda Civil Metropolitana ou mais propriamente Guarda Civil Ambiental foi convocada realmente para circular os parques lineares. No entanto, seu efetivo foi e é insuficiente para cobrir todos os locais.

Nenhum comentário: