Em Defesa dos Mananciais


Entardecer no Parque Nove de Julho


Sebastião P. Silva (1)

No último dia 7, foi realizado na Escola Estadual Paulino Nunes Esposo, em Parelheiros, importante evento denominado MONITORAMENTO DAS ÁGUAS DA VÁRZEA DO CAULIM, organizado por Walter Tesch, com apoio da Subprefeitura de Parelheiros, de diversas empresas da região e coordenação do Prof. Rinaldo Aparecido Meroni, Diretor da referida Escola, pelas Professoras Célia Cristina Lira de Macedo, Edilene Luchesi da Costa e do Prof. Vicente Lazaro Filho.


Estiveram presentes ao evento, além do Organizador, membros da Coordenação, o representante da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, vários Professores da Escola, os alunos do curso noturno, pais de alunos e convidados. O espaço, para cerca de 150 pessoas sentadas, estava lotado.
O MOGAVE, convidado para o evento pelo Portal das Águas, se fez representar por dois de seus Diretores (2).


A Professora Célia, em esclarecimentos iniciais, fez considerações gerais sobre o trabalho objeto do evento, explicando tratar-se de atividade que, conforme Projeto, vem sendo realizada desde março deste ano, por um grupo de alunos da Escola, com idades entre 15 e 17 anos. A seguir apresentou os alunos que participam do Projeto. A exposição foi, então, iniciada pelos alunos, utilizando-se os recursos de áudio e vídeo. Ao seu tempo, cada um deles explicava, de forma competente, os conceitos e as informações que compunham as planilhas e gráficos projetados. Ficamos conhecendo, pelo trabalho apresentado em vídeo, as etapas e os detalhes das atividades realizadas em campo para a coleta das amostras de material destinado a análise em laboratório. Antes, porém, das informações sobre a metodologia utilizada, do embasamento científico do trabalho e dos resultados do material que até agora foi analisado, foram apresentados os conceitos que nortearam o Projeto. Ou seja: “o projeto de monitoramento de água dos afluentes da Várzea do Caulim tem como proposta a capacitação de multiplicadores de informação sobre a importância da água e sua qualidade, a partir da transferência de informação produzida pela pesquisa limnológica, por meio do desenvolvimento de um trabalho pedagógico com atividades educativas, contribuindo na formação científica, técnica e social dos alunos e de toda comunidade escolar”.


Por outro lado, ao tratar do seu principal elemento de estudo, salientaram os expositores que a água, entre outras características, constitui-se em um recurso finito, coisa que o homem ainda não considera como dado relevante. A água tem a seguinte distribuição em nosso planeta:


- 97% são de água salgada (mares e oceanos);
- 2% formam as geleiras e calotas polares;
- 1% é constituído por água doce (rios, lagos e subterrânea);
- 12% da reserva de água doce do mundo se encontram no Brasil;
- 20%, apenas, estão em áreas onde se concentram 95% da população brasileira.


A água - um elemento essencial à vida humana - é um bem escasso, finito, de distribuição irregular e sobre o qual o homem, de um modo geral, ainda não tem a necessária preocupação em fazer uso mais racional e manter, adequadamente, sua qualidade. É, pois, compreensível a previsão de que surgirão, em diferentes regiões do mundo, conflitos e guerras motivadas pela conquista das águas.


Foram apresentadas pelos expositores, como apoio ao desenvolvimento do projeto e fixação de seus objetivos gerais, alguns importantes conceitos: “’a participação da comunidade no gerenciamento da bacia hidrográfica pode ser considerada como uma eficiente ferramenta de administração regional, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população devido à valorização do seu meio ambiente (Tundisi, 2001)’. No entanto, a população desconhece aspectos básicos para atuar no gerenciamento dos recursos hídricos por falta de informação. Desta forma, a proposta de uma atividade que vise suprir a carência de informações, fica caracterizada como uma importante iniciativa de desenvolvimento social”. Acentuam, a seguir, os objetivos gerais do Projeto apresentado:


- Conscientizar alunos e toda comunidade quanto à importância da água e de todo o manancial e sua preservação;
- Propiciar oportunidade de contato para formação científica, técnica e cidadã dos alunos;
- Estimular o consumo consciente e sustentável de água potável.


Estabelecidas as justificativas e principais objetivos, foi anunciada a localização dos pontos escolhidos para coleta de água para análise, que são os quatro afluentes da Represa Guarapiranga/SP – afluentes da Várzea do Caulim, a saber:


1- Ribeirão Caulim;
2-Córrego Cattony;
3-Córrego Compre Bem;
4-Córrego Varginha.


Foi apresentado um grande número de tabelas e gráficos contendo os resultados das análises realizadas do material colhido até a fase atual do Projeto. As variáveis analisadas compreendem: cloro, ferro, fosfato, nitrogênio, amônia, ph, transparência, cloreto, dureza total, oxigênio dissolvido, além da análise microbiológica (coliformes totais e coliformes fecais).


Conforme dados constantes do material apresentado, os expositores do Projeto concluíram que, salvo o resultado de algumas amostras de alguns itens de diferentes pontos de coleta de material, os resultados até agora examinados estão, em geral, dentro dos parâmetros recomendados pelo CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente. Concluindo-se, assim, a apresentação do Projeto.
A seguir os organizadores e expositores foram parabenizados pelos presentes.


Tivemos o privilégio de aprender muito com o evento e assistir a um importante exercício de cidadania por um grupo de jovens tratando, com competência, dedicação e comprometimento, de um tema de grande importância, chamando a atenção das comunidades sobre a responsabilidade de todos na defesa da qualidade da água dos reservatórios, especialmente os de nossa região, Guarapiranga e Billings.

REFERÊNCIA:


(1) Sebastião P. Silva é Sociólogo formado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e Vice Presidente Administrativo Adjunto do Movimento Garça Vermelha – MOGAVE.


(2) Compareceram ao evento representando o Mogave os membros de sua Diretoria: Sra. Ivone Taiariol e o Sr. Sebastião P. Silva.


FONTES:


Este texto foi elaborado com base nas informações apresentadas no evento, bem como na consulta ao material publicado sobre o assunto no site “Defesa das águas – Rede Defesa das Águas” (consulta em 09/10/2010), que pode ser acessado procurando pelo título na coluna à direita deste blog. em “Sites de interesse do Movimento Garça Vermelha”. Lá consta, inclusive, a bibliografia citada pela equipe que elaborou o Projeto.