Tacada Cidadã

Pessoal do "Tacada Cidadã". Da esq. p/direita: Adriane Coelho Cobra, Dra. Lucí Mabe e o Arquiteto Rafael Jun Mabe. Ao centro, poster do projeto do campo de golfe.


Professor Eduardo Melander Filho (1)

O Mogave realizou uma visita à sede do “Programa Tacada Cidadã” a convite da Dra. Lucí Mabe (2), sua idealizadora, que nos recebeu em seu escritório, um espaço cedido pela Associação Desportivo Cultural Eletropaulo e localizado em suas instalações.

Fomos então apresentados a Sra. Adriane Coelho Cobra, que colabora no programa, e ao Arquiteto Jun Mabe (3), filho da Dra. Lucí, que é Coordenador do programa e Diretor do Instituto Vem Ser Sustentável ao qual o Tacada Cidadã está vinculado.

Segundo Jun Mabe, que fez a apresentação, o Programa Tacada Cidadã já tem mais de três anos e nasceu de uma pesquisa realizada com “caddies” do Clube de Campo São Paulo, que era parte do Trabalho de Conclusão do Curso de Pós-graduação de Administração para Organizações do Terceiro Setor que a Dra. Luci cursou na Escola de Administração de Empresas de São Paulo – FGV – Fundação Getúlio Vargas. “A diversidade sócio-cultural existente às margens da Represa de Guarapiranga, em São Paulo, foi a inspiração que Lucí Mabe encontrou para realizar um trabalho com jovens caddies da região” (4).

O primeiro projeto desenvolvido pelo Tacada foi o “Caddie Cidadão”, que funcionou na sede da Abevin – Associação Beneficente Vida Nova. Depois, foi o projeto “Golfe e Cidadania”, dirigido a jovens de 14 a 21 anos em situação de vulnerabilidade social, com o intuito de que “desenvolvam competências e habilidades a fim de que possam executar ações que visem à preservação e recuperação do meio ambiente, especialmente em áreas de mananciais” (5).

Atualmente tanto as atividades de golfe quanto as de educação ambiental são desenvolvidas na ADC Eletropaulo e FPG Golfcenter, mantendo também parcerias com a Associação Peixe Vivo, Federação Paulista de Golfe, Associação Paulista de Golfe e Instituto Paulo Kobayashi.

Existem mais dois projetos: o “Projeto Conhecer o Golfe com o Tacada Cidadã”, visando proporcionar um primeiro contato com esse esporte e o “Projeto Golfe e Cultura” que “tem como objetivo possibilitar aos jovens, seus familiares e membros da comunidade local o acesso a atividades culturais como musicais, peças de teatro, exposições de arte, entre outros” (6).

O grande objetivo do Programa Tacada Cidadã é o de “preparar adolescentes e jovens interessados na prática do golfe para o exercício da cidadania social e ambiental” (7). A prática do golfe requer uma disciplina corporal rigorosa e uma etiqueta detalhada, que se traduz na manifestação de uma estética própria, fruto de um comportamento harmonioso. “A diferença que notamos nos meninos é nítida. O comportamento melhorou muito. Eles mudaram bastante, até por essa parte de foco, disciplina e etiqueta que o golfe envolve. Todo mundo que convive com eles sente e os próprios pais relatam isso, revela Lucí Mabe” (8).
Sra. Adriane, Dra. Lucí e Melander, juntos ao poster do Programa Tacada Cidadã.


Para ser desenvolvido em sua plenitude, o Programa Tacada Cidadã, na forma de seus mais variados projetos, precisa de um local onde se construa um campo de golfe e também haja instalações para aulas, oficinas, enfim, onde se movimente os recursos teóricos.

No início, pensava-se em ocupar parte do Parque Nove de Julho, na época em construção, mas receberam resposta negativa da Subprefeitura da Capela do Socorro, visto que o espaço já estava ocupado por campos de futebol e pista de aeromodelismo ou prometido para construção de futuro campo de Rúgbi (9).

No momento, os responsáveis pelo programa estão conversando com a Subprefeitura para a construção do seu “Centro de Treinamento de Golfe e Educação Ambiental” na Avenida Atlântica, mais propriamente, no Parque Praia. Jun Mabe assim descreve o projeto do “Centro”: “Tendo em vista o programa de revitalização e desenvolvimento da orla da represa de Guarapiranga para o esporte, lazer e o turismo, após reunião com os responsáveis pela Subprefeitura da Capela do Socorro, desenvolvemos um estudo para a implantação de um Centro de Treinamento de Golfe e Educação Ambiental em uma área situada na Avenida Kennedy (Atlântica) ... (...) ... onde está sendo construído o Parque Praia São Paulo. (10).

Parte dessa área já foi desapropriada pela Prefeitura, com a derrubada dos muros que impediam a vista dos transeuntes da Av. Atlântica à represa. Ali funcionava uma Escolinha de Golfe particular (11). As instalações estão hoje ocupadas pela Guarda Civil Municipal.

A outra área se localiza entre essa última e a ADC Eletropaulo. Trata-se de uma área completamente degradada, onde grande quantidade de entulhos foi despejada no passado, avançando inclusive para dentro do leito da represa. O terreno, reivindicado pela Eletropaulo, EMAI e também Prefeitura, pertence, na verdade, a ADC Eletropaulo (12), segundo o Marinheiro, que é Presidente da ADC Eletropaulo e da Associação Peixe Vivo.
Área onde se propóes a construir o "Centro de Treinamento de Golfe e Educação Ambiental".


É nesse terreno degradado que constroem todo ano a “árvore de natal com queima de fogos de artifícios” que espantam as aves e poluem as águas da represa com toneladas de lixo. É ali também que se realizam shows e missas, colocando centenas de automóveis perto das águas da represa (13).

Os principais aspectos do projeto do “Centro de Treinamento de Golfe e Educação Ambiental” é a construção de:

- Campo público de golfe de nove buracos;
- Trilha história do Golfe;
- Trilha histórica e importância da Represa Guarapiranga;
- Borboletário;
- Salas para atividades teóricas;
- Bicicletário

Os responsáveis propõem, também, que o espaço seja ocupado por toda a Sociedade, funcionando como parque público e campo de golfe.

A Associação Movimento Garça Vermelha parabeniza o pessoal do Tacada Cidadã pela bonita iniciativa, pois recuperar uma área degradada da Represa de Guarapiranga, ocupando-a e evitando atividades que causam um acúmulo descomunal de lixo e alta poluição sonora, colocando-a a disposição da Comunidade como um todo, merece nosso respeito. É uma proposta, já em prática, que se resume num programa de inclusão social de larga abrangência, fadado, inexoravelmente, a alcançar um grande sucesso.



REFERÊNCIAS:

(1) Professor Melander é Diretor Presidente da Associação Movimento Garça Vermelha, Conselheiro do CADES – Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Capela do Socorro e ex Conselheiro do Conselho Gestor do Parque Jacques Cousteau.
(2) Dra. Lucí Mabe é Odontopediatra e Ortodontista.
(3) Jun Mabe, além de Arquiteto e Diretor do Vem Ser Sustentável, é pós-graduado em Gestão Ambiental.
(4) Zeca RODRIGUEZ, O golfe formando o cidadão, p. 40
(5) Rafael Jun MABE, Pelo futuro do golfe e do planeta.
(6) Idem, Esporte, diversão e cultura.
(7) Idem, A uma tacada do sonho.
(8) Zeca RODRIGUEZ, O golfe formando o cidadão, p. 43.
(9) O MOGAVE é essencialmente contra a movimentação de automóveis dentro e no entorno do Parque Nove de Julho, assim como que se plante grama exótica às da região, pois se trata de área de várzea, essa do parque específico, e não de área degradada passível de recuperação, como a do Parque Praia.
(10) Rafael Jun MABE. A uma tacada do sonho.
(11) A ADC Eletropaulo é uma Associação de funcionários da Eletropaulo.
(12) Sem nenhuma relação com o Tacada Cidadã.
(13) O MOGAVE já se manifestou em artigos e por diversas vezes contrário a essas atividades e favorável a recuperação da área.

FONTES:

MABE, Rafael Jun. Pelo futuro do golfe e do planeta. Revista New Golf, São Paulo: Correcta Editora Ltda, n. 10.

MABE, Rafael Jun. A uma tacada do sonho. Revista New Golf, São Paulo: Correcta Editora Ltda, n. 11.

MABE, Rafael Jun. Esporte, diversão e cultura. Revista New Golf, São Paulo: Correcta Editora Ltda, n. 12.

RODRIGUEZ, Zeca. O golfe formando o cidadão. Revista New Golf, São Paulo: Correcta Editora Ltda, Ano 2, n. 6, p. 40-43, 2010.

OBSERVAÇÃO:

Para acessar as Entidades cidadãs no texto, procurar na coluna direta desse blog o título “Sites de interesses do Movimento Garça Vermelha” e clicar diretamente nos subtítulos “Instituto Vem Ser Sustentável” e “Programa Tacada Cidadã”.

Nenhum comentário: