Garça Vermelha Festeja seu Primeiro Aniversário

Pessoal do MOGAVE e convidados na festa de aniversário

Texto adaptado (1) do original escrito por Martin Feldenheimer (2).

No dia 01 de dezembro de 2010, membros e simpatizantes do Movimento Garça Vermelha se reuniram numa pizzaria da região de Interlagos para festejar o primeiro aniversário do Movimento Garça Vermelha, que também foi a Sétima Reunião de Diretoria ampliada da Associação Movimento Garça Vermelha.

Participaram do evento:

Sr. Robson (Zieg), representante do Vereador Ítalo Cardoso, membro das ONGs ambientais REPISA e Observatório Ambiental; Srs. Mário e Manguinho, Diretores da Associação dos Benfeitores de Interlagos; Eduardo Melander Filho, Diretor Presidente da Associação Movimento Garça Vermelha; Martin Ingo Feldenheimer, Vice Presidente Administrativo do MOGAVE; Dino Mottinelli, Vice Presidente Financeiro do MOGAVE; Sebastião Silva, Vice Presidente Administrativo Adjunto do MOGAVE; Carlos Warne, Diretor de Ativismo e Mobilização do MOGAVE; Ivone Taiariol, Diretora de Estudos Ambientais do MOGAVE; Cássio Tramutola, Diretor de Produção Imagética do MOGAVE; Sras. Enorá Arone, Baby e sua nora (convidada simpatizante), membros do Conselho Fiscal do MOGAVE e Srs. Eduardo Melander Neto e Vladimir Melander, Associados Fundadores do MOGAVE.

Num ambiente de muita festividade, logo de inicio, os presentes, em clima de congraçamento, fizeram conversas amistosas e discutiram assuntos relacionados aos “mandos e desmandos” do Poder Público.

Apoiaram as deliberações anteriores que o MOGAVE tomou e que envolveu a questão do Parque Nove de Julho: o MOGAVE sempre foi contra a implementação das obras do Parque Nove de Julho da maneira que foram conduzidas, porque, com a desculpa de recuperar áreas degradadas, devastaram o Parque Nove de Julho com o discurso de recuperá-lo.

Fizeram um projeto paisagístico com interesses imobiliários (algum arquiteto por aí tem interesses escusos) e não de recuperação ambiental.

Aliás, no Nove de julho não havia nada a recuperar porque era preservado pelos moradores locais.

A pedido do presidente do MOGAVE foi solicitado aos presentes que se pronunciassem em relação à data que estava sendo festejada, ou seja, o primeiro aniversário do MOGAVE enquanto movimento organizado.

A palavra seguiu corrente entre presentes, iniciando pelos convidados.

Representantes do SBI saudaram o MOGAVE pelo seu aniversário e enalteceram a busca por esforços que as diversas Entidades Ambientais se propõem a fazer para tentar, através destas, orientar o Poder público, também cobrar atitudes, para que arquem com ações que efetivamente se proponham a desenvolver na preservação das águas dos mananciais e não se atenham aos projetos de cunho eleitoreiro, coisa que rejeitamos.

O representante do Vereador Ítalo Cardoso que compareceu ao evento, Robson, que também é representante da REPISA e Observatório Ambiental, deferiu seus congratulamentos pelo aniversário da nossa Entidade e como militante ambiental das Entidades, as quais ele está ligado, externou a necessidade de uma luta continuada pela preservação dos mananciais e da qualidade das águas do reservatório, bem como os esforços que podem ser feitos diretamente e indiretamente pelo usuário cidadão, assim como o fundamental apoio que as Entidades Ambientais têm na divulgação sobre os problemas inerentes aos reservatórios que abastecem a população da cidade.

Na seqüência, passando pelos os membros presentes do MOGAVE, foram feitas menções que, indicadas em discurso pelo nosso Presidente, apontaram na importante atuação individual de cada membro do MOGAVE.
Da esquerda p/a direita: Martin e Melander, Diretores do MOGAVE

O Sr. Carlos, esposo de nossa Conselheira Fiscal Sra. Baby, foi citado “in memorian”, para registro, como uma pessoa que muito articulou desde o inicio do movimento, quando do recolhimento das assinaturas para o abaixo assinado que alcançou 741 assinaturas, contra a “estrada” ao longo do gradil do Parque Nove de Julho.

Essa batalha ganhamos definitivamente e isso não é pouco.

Os moradores da Vila Represa em muito contribuíram para este feito.

Em diversas passagens das intervenções foi lembrado como tudo começou, desde o primeiro encontro que realizamos numa escola do Jardim Sertãozinho, quando o Poder Público, representado pelo Subprefeito Valdir Ferreira, responsável e contratante das obras do Parque Nove de Julho, na ocasião, quis dar ao evento uma forma de Audiência Pública, sem que houvesse uma convocação específica para tal.

Porém, a truculência política dos apresentadores da proposta acabou por motivar a criação e fundação do MOGAVE, uma semana depois.
Da esq. p/a direita: Dino e Sebastião do MOGAVE, Manguinho da SBI, Melander do MOGAVE e Mário da SBI

Todos os presentes fizeram uso da palavra, alguns se atendo à simples felicitação e outros se estendendo mais na argumentação, comentando algumas passagens mais específicas ocorridas durante o ano, a exemplo do embate com algumas Entidades aliadas incondicionais da Subprefeitura, os empreiteiros que devem estar se beneficiando e muito com as obras, assim como toda luta na busca de apoio junto ao Ministério Publico.

Fundamental foi juntar provas e evidências do crime ambiental cometido no Nove de Julho, assim como as atuações militantes, coletivas e individuais, dos nossos membros que permitiram o desenvolvimento do MOGAVE e o alcance das vitorias que conseguimos.

Seguiu-se com um brinde coletivo em razão do aniversário, sendo que, na seqüência, todos se fartaram da especialidade da casa (pizza), ao que seguiu uma sessão de fotos alusiva ao evento.
Da esq. p/a direita: Ivone (MOGAVE), Nora (convidada), Cássio, Baby e Enorá (MOGAVE), Manguinho (SBI), Robson (REPISA, Observatório Ambiental e representante do vereador Ítalo Cardoso) e Melander (MOGAVE)

Muitos convidados não puderam comparecer, mas mandaram mensagens.

Reproduzimos algumas delas abaixo:

"Impossibilitada de comparecer à comemoração do Primeiro Ano do Mogave, não poderia deixar de me manifestar sobre esse evento.

Parabéns a todos que se uniram num movimento que começou pequeno e foi crescendo muito rápido ganhando força e respeito. Nesse primeiro ano, as conquistas já foram muitas, mas ainda temos um longo e árduo trabalho pela frente.

Sejamos sempre perseverantes!!!

Tenho orgulho de fazer parte do MOGAVE.

Atenciosamente

Regina Maria Badke Paiva"

Observação: Sra. Regina Maria Badke Paiva é Vice Presidente Financeira Adjunta do MOGAVE.

"Aos companheiros da Associação Movimento Garça Vermelha

Neste dia em que completam mais um ano de atividades, gostaria de felicitá-los pelas grandes lutas em defesa do meio ambiente.

Nossa sociedade precisa de organizações sérias, que trabalhem pelo desenvolvimento sustentável, defendendo os recursos naturais, com sensibilidade para reconhecer as dificuldades e fragilidades das comunidades mais carentes.

Estejam certos, companheiros, de que terão em mim sempre um grande parceiro das batalhas em defesa da Billings, da Guarapiranga e de todas as áreas de mananciais da nossa cidade.

Um forte abraço!

Vereador Alfredinho"

"Infelizmente não poderei comparecer hoje, mas desejo muito sucesso e saúde para que todos nós possamos lutar por um lugar melhor, digno e preservado.

Contem sempre com meu apoio.

Abraço a todos.

Fábio Pagotto"

"Caros e Caras Companheiras,

Infelizmente não poderei comparecer a este importante aniversário, mas quero externar meus cumprimentos ao MOGAVE e a todos e todas militantes que com muito esforço constroem este movimento no dia-a-dia.

Parabéns pelas conquistas e pelo compromisso com a luta em defesa da qualidade de vida como um bem que deve ser assegurado à humanidade e a todos os seres vivos.

Grande abraço,

Marcelo Aguirre

Assessoria do Deputado Ivan Valente – PSOL/SP"

"Estou fora de São Paulo a trabalho e parabenizo o MOGAVE pela sua admirável atuação a favor do meio ambiente neste um ano de existência.

SDS,

Elda Tavolaro."

Observação: Sra. Elda Tavolaro faz parte da “Agenda 21”.

"Caros companheiros do Mogave:

Em nome do Deputado Federal Ivan Valente, envio os cumprimentos de nosso mandato pelo aniversário de um ano da organização.

Neste breve período de atuação, o Mogave já demonstrou seu compromisso com o interesse público e a importância de sua atuação para a proteção e preservação do Meio Ambiente em nosso Estado.

Nossos parabéns e longa vida ao Mogave!

Um abraço

Bia Barbosa
Mandato Deputado Federal Ivan Valente"

Essas foram algumas das mensagens que recebemos.

Só nos resta dizer:

Parabéns ao Movimento Garça Vermelha;

Parabéns a todos que contribuíram de uma forma ou de outra na construção do nosso movimento;

Parabéns maiores aos que nunca esmoreceram.

REFERÊNCIAS:

(1) O conteúdo da adaptação do texto original é de responsabilidade de Eduardo Melander Filho.
(2) Martin Feldenheimer é Vice Presidente Administrativo da Associação Movimento Garça Vermelha.

Nenhum comentário: