Abraço Guarapiranga 2013



A 8.ª Edição do Abraço à Represa do Guarapiranga será realizada em 16/06/2013 das 10h00 às 12h00.

O Abraço à Guarapiranga é um evento organizado por mais de 30 Entidades da  sociedade civil reunidas na Rede de Olho nos Mananciais formada por ONGs ambientalistas, movimentos sociais, universidades, instituições religiosas e diversas outras organizações, tendo como objetivo a preservação das fontes de água de São Paulo.

Milhares de pessoas anualmente são mobilizadas e se reúnem para este Abraço simbólico à represa, visando chamar a atenção da população e dos órgãos públicos para a degradação dos mananciais e o risco de colapso no sistema de abastecimento de São Paulo. É uma manifestação de carinho com a nossa água e também de indignação já que o crescimento desordenado das cidades da Região Metropolitana de São Paulo -- sobretudo nas últimas décadas --, as ocupações irregulares, os desmatamentos e o despejo de esgotos e resíduos comprometem a capacidade de produção, armazenamento, tratamento e distribuição da água.

Como acontece tradicionalmente, o Abraço à Guarapiranga ocorrerá em 3 locais:

Ø  Parque da Barragem, na Av. Atlântica, em frente ao 102.º DP

Ø  Solo Sagrado, em Parelheiros e,

Ø  Parque Ecológico do Guarapiranga, no Jardim Ângela.

 

Cada local tem uma programação própria, que inclui:

Ø  Caminhada seguida de celebração religiosa realizada pelo Bispo Diocesano de Campo Limpo, Dom Luiz Guedes, e plantio de mudas no Parque Ecológico do Guarapiranga, em M’Boi Mirim.

Ø  Passeio Ciclístico, atividades culturais, oficinas de educação ambiental, plantio de mudas no Parque da Barragem em Capela do Socorro.

Ø  Oficinas de educação ambiental, cinema, limpeza da orla, atividades culturais no Solo Sagrado em Parelheiros.

 

As 12:00 horas, nos três locais, os participantes realizam o Abraço Simbólico à Guarapiranga.

 Queremos exortá-los a participar e envolverem-se ativamente no evento, sensibilizando os Clubes Náuticos, marinas, escolas de vela, praticantes de esportes náuticos, proprietários de embarcações etc. para o Abraço 2013. Nesse sentido, pedimos para que colaborem na divulgação e mobilização do evento. Pedimos também, que solicitem aos associados e praticantes de esportes náuticos para que participem do Abraço colocando sua embarcação na água e se concentrando entre as 11.45 e 12.30 em frente à Barragem da represa ou no Solo Sagrado Guarapiranga.  


 
 
OBSERVAÇÕES

Dois vídeos alusivos ao Abraço Guarapiranga 2013 estão à disposição neste blog. Para acessá-los, procurar na coluna à direita o título “Vídeos de nosso interesse” e clicar nos subtítulos “8º Abraço Guarapiranga – Vinheta” e em “8º Abraço Guarapiranga – TV Conexão Ambiental – entrevista de Dino Mottinelli”.

Nenhum comentário: