Aniversário do I Encontro do MOGAVE



Subcomissão de Organização do I Encontro do Movimento Garça Vermelha. Da esq. p/direita: Dino, Melander e Marco Antônio.



Professor Eduardo Melander Filho (1)

Há um ano, em 15 de maio de 2010, o MOGAVE realizou seu I Encontro, onde reuniu dezenas de militantes e simpatizantes. Nessa mesma data, durante o evento, foi fundada a Associação Movimento Garça Vermelha, oficializando assim um movimento que tinha se iniciado no final de 2009.

O evento aconteceu em uma linda tarde de um sábado, entre 14h00 e 19h00, na Escola Estadual Homero Vaz do Amaral, situada na Rua Jonathan Swift.

A Subcomissão de Organização do I Encontro do MOGAVE, ligada ao COMORG (Comissão de Organização do Movimento Garça Vermelha) (2), formada por Dino Mottinelli, Eduardo Melander Filho e Marco Antônio, compôs a Mesa de Abertura dos trabalhos, saudando os presentes e explicando os detalhes da organização.

Após as orientações iniciais, Melander, que presidiu a mesa e em nome do MOGAVE, fez um agradecimento geral, especialmente à Professora Edna Cristina da Silva, Diretora da Escola Vaz do Amaral, que gentilmente cedeu o espaço para a realização do encontro.

Finalizando a Abertura do I Encontro, foi eleita a coordenação para a “Mesa Temática: Uma Avaliação Resumida”, que foi a etapa seguinte do acontecimento.

Melander lê o documento intitulado "Uma Avaliação Resumida". Ocupam da direção da Mesa Temática, da esq. p/direita: Carlos Warne Júnior, Martin Ingo Feldenheimer e Ivone Taiariol.


Martin Ingo Feldenheimer, que presidiu a mesa temática, secretariado por Ivone Taiariol e Carlos Warne Júnior, solicitou ao Melander que, como autor, fizesse uma leitura do documento guia “Uma Avaliação Resumida” aos presentes.

Melander explicou que se tratava de um texto curto, mas que era de fundamental importância para a formulação de uma estratégia visando o futuro do MOGAVE.

A Sra. Ivone Taiariol assim registrou aquele momento de discussão:

"No dia 15/05/2010, como parte integrante do I Encontro do Mogave, às 15;55 horas foi iniciada a Mesa Temática denominada UMA AVALIAÇÃO RESUMIDA. Assumiu a presidência o Sr. Martin Ingo Feldenheimer, que me convidou para secretariar os trabalhos e convidou também, o Sr. Carlos Warne Vianna Junior, para compor a mesa. Dando início aos trabalhos, o Sr. Presidente passou a palavra ao Professor Eduardo Melander Filho que, após fazer considerações sobre o desenvolvimento do MOGAVE, deu início à leitura do documento denominado MOGAVE UMA AVALIAÇÃO RESUMIDA, documento esse que contém o desenvolvimento dos seguintes tópicos: o Histórico, Estratégia Correta, Uma Estratégia de Transição, sendo este último tópico composto de quatro itens denominados frentes de atuação: 1) continuidade da luta atual; 2) crescimento da Associação; 3) atuação da Associação; 4) atividades ambientais.
Concluída a leitura do documento, o Sr. Martin, após ressaltar a importância do mesmo, mencionou a relevância da decisão do MOGAVE em optar pela Ação Legal, com a entrada no Ministério Público Estadual, contra os desmandos da Sub-Prefeitura de Capela do Socorro. (...) ... disse também (Martin) (3) que, em razão de seu conteúdo estratégico, o documento lido deveria ter circulação restrita. (...) O Sr. Martin anunciou, a seguir, a presença do Sr. Mauro Scarpinatti, assessor do Deputado Enio Tatto. (...) A seguir o texto foi aprovado por todos os presentes (após algumas alterações de forma) (4) e o Sr. Presidente deu por encerrados os trabalhos daquela Mesa” (5).

O texto final aprovado do documento “MOGAVE – Uma Avaliação Resumida” ainda hoje é de circulação interna e restrita. Porém, alguns detalhes podem ser revelados, pelo passar do tempo.

O documento, de cinco laudas, registra a História do MOGAVE até aquela data e relata as reuniões internas do movimento e as mantidas com os moradores do entorno do Parque Nove de Julho. Diz do esforço que foi feito para garantir a consolidação interna da organização para somente depois partir para ações externas, das Comitivas de Visitação aos parlamentares, das Comissões internas e da aprovação do “Segundo Manifesto do Movimento Garça Vermelha”, que a partir de sua elaboração passou a ser a “bíblia” do movimento. Avalia que até aquele momento houve uma “Estratégia Correta”, responsável pela superação de divergências teóricas internas ao serem definidas nossas posições sobre: a ciclovia; o caráter do movimento; a representação no Ministério Público; a independência do movimento; a expressão externa do movimento e a ênfase na face ambiental do MOGAVE. Propõe “Uma Estratégia de Transição” (de movimento à associação legal, hoje já consolidada), sugerindo a continuidade das lutas ligadas ao Parque Nove de Julho, a ampliação da nossa atuação (Represas Billings e Guarapiranga, canais que as interligam e as abastecem) e estabelecer alianças com outras Entidades afins para fortalecer as atividades ambientais. Além dessa estratégia geral, recomenda o desenvolvimento de táticas específicas para cada frente de atuação.

Encerrada a “Mesa Temática”, estabeleceu-se uma “Mesa Intermediária”, ocupada novamente pela Subcomissão de Organização do I Encontro.

Antes de dar continuidade, foi passada a palavra ao Mauro Scarpinatti que estava representando o Deputado Ênio Tatto e, também, às Entidades Rede de Olho nos Mananciais e Espaço Assessoria, Formação e Documentação, das quais faz parte.

Mauro fez uma longa explanação sobre a história do movimento ambientalista na região que foi uma verdadeira aula aos presentes. Falou da importância do I Seminário Guarapiranga realizada no Solo Sagrado em 2006 e das discussões que ali se travaram, cujas conseqüências ainda norteiam as Entidades Ambientais em suas reivindicações junto ao poder Público. Por fim, saudou a todos e à nossa iniciativa, lembrando que nem sempre as Entidades que trabalham em defesa do meio ambiente estão em consonância com as Instituições Oficiais e mesmo com a maioria das pessoas, que em muitas ocasiões colocam os seus interesses pessoais acima dos interesses difusos que é de toda a população.

Terminada a intervenção do Scarpinatti, Melander lembrou aos participantes que o MOGAVE mandou convite a muitos parlamentares e que recebeu, durante a semana, mensagens saudando o I Encontro e justificando ausência do Deputado Federal Ivan Valente e seus assessores Miguelzinho e Marcelo, dos Vereadores Alfredinho, Arselino Tatto, Ítalo Cardoso e seu assessor Robson, que também pertence às Entidades Observatório Ambiental, Repisa e Grupo Escoteiro Almirante Tamandaré.

Seguindo a programação, foi proposta a próxima Mesa para encaminhar a Assembléia de Fundação da Associação Movimento Garça Vermelha – Mogave, que foi aprovada pela Plenária. A composição foi a seguinte: como Presidente, Sr. Sebastião Pinto Silva e como Secretários, Sra. Izildinha Álvaro Lima Figueiredo e Dr. Gentil Gimenez.


Mesa da Assembléia de Fundação da Associação Movimento Garça Vermelha e Eleição da Primeira Diretoria. Da esq. p/direita: Gentil Gimenez, Sebastião Pinto Silva e Izildinha Álvaro Lima Figueiredo.


O Sr. Sebastião, então, abriu a Assembléia de Fundação de nossa Entidade, explicando que, no primeiro momento, seria apresentado o anteprojeto de Estatuto e, num segundo momento, seria eleita a primeira Diretoria e Conselho Fiscal da nova Associação.

A palavra, então, foi passada para o Dr. Gentil, que deu uma explicação da parte burocrática de encaminhamento do Estatuto para registro e outras providências mais que deveriam ser tomadas naquele momento e posteriormente. Relatou que aquele anteprojeto de Estatuto era fruto de um trabalho exaustivo da Subcomissão de Elaboração do Estatuto, formada por ele próprio e pelo Sr. Sebastião, com contribuições pontuais de Melander.

A leitura do texto estatutário foi iniciada pelo Dr. Gentil. Durante mais de uma hora a platéia escutou atenta a todos os detalhes. Por fim, encerrou-se a leitura com apenas uma pequena alteração proposta e aceita pelos redatores.

Antes da votação do Estatuto, Melander pediu a palavra e disse que deu algumas contribuições à Subcomissão de Elaboração do Estatuto apenas depois que o texto estava praticamente pronto e que o mérito foi toda dela, até pelo fato de implementar uma coisa que era muita cara a todos os presentes: a democracia interna.

Após essa manifestação, o Sr. Sebastião colocou em votação o Estatuto da Associação Movimento Garça Vermelha (6), que foi aprovado por aclamação. Nascia, assim, nossa Entidade.

Uma pausa foi sugerida e aceita pelo Presidente da Assembléia de Fundação para o “coffee break” e para que a Subcomissão de Formulação da Chapa da Primeira Diretoria e Conselho Fiscal do MOGAVE (Dino e Melander) pudesse completar a composição dirigente futura.

Ednaldo, representante do Vereador Francisco Chagas, saudando o Movimento Garça Vermelha - MOGAVE

Retornando à Sessão da Assembléia, Sr. Sebastião cedeu a palavra ao representante do Vereador Francisco Chagas, seu assessor Sr. Ednaldo, que fez uma saudação aos presentes parabenizando o Movimento Garça Vermelha por aquela realização.

Em seguida a Subcomissão de Formulação da Chapa foi convocada para apresentar sua proposta à Assembléia. Dino, em nome da Subcomissão, anunciou a composição que foi a seguinte:

Diretoria: Melander; Martin; Dino; Sebastião; Gentil; Ivone; Regina; Cássio e Carlos.

Conselho Fiscal: Enorá; Manuel; Marco; Izildinha; Nanci e Ugarte.

A mesa encaminhou logo em seguida a votação em que a Diretoria e Conselho Fiscal (7) propostos foram eleitos por unanimidade.

Dando por encerrado seus trabalhos, Sr. Sebastião pediu para que a Subcomissão de Organização do evento assumisse a Mesa para o encerramento do encontro.


Confraternização dos Associados Fundadores da Associação Movimento Garça Vermelha - MOGAVE. Da Esq. p/direita: Eduardo, Priscila, Nanci, Gentil, Sebastião, Ivone, Melander, Enorá e Júnior.


Houve então a convocação dos presentes para que participassem, após o encontro, de uma confraternização em um restaurante da região.

Pedindo um aparte, Martin falou sobre a passarela de concreto do Parque Nove de Julho que havia sido arrebentada em algumas seqüências para dar passagem aos peixinhos que estavam isolados do grosso da Represa de Guarapiranga. Considerou isso uma vitória do MOGAVE e conseqüência direta de artigos e vários vídeos de denúncia sobre o assunto postados no blog do movimento.

Retomando a palavra, Melander voltou a agradecer a presença de todos, às mensagens de saudações ao MOGAVE recebidas dos parlamentares, Entidades e simpatizantes, à Diretora da Escola Estadual Homero Vaz do Amaral Professora Edna Cristina da Silva e à Professora Marines (8), esposa do Marco Antônio, que contribuiu na intermediação do local de realização do encontro e providenciou o “coffee break”, assumindo pessoalmente os custos financeiros dessa empreitada. Todos os demais, que direta ou indiretamente contribuíram para a realização do encontro, também receberam agradecimentos.

Melander, finalizando sua intervenção, deu por encerrado o I Encontro do MOGAVE.

REFERÊNCIAS:

(1) Melander é Diretor Presidente do MOGAVE.
(2) Na época, o Movimento Garça Vermelha se organizava em torno do COMEX (Comissão Executiva) e COMORG (Comissão de Organização). Para efeito de divisão de trabalho, o COMORG era subdividido em várias Subcomissões.
(3) Comentário do autor deste artigo.
(4) Idem.
(5) TAIARIOL, Ivone. Ata da Mesa Temática “UMA AVALIAÇÃO RESUMIDA” (mensagem pessoal). Mensagem recebida por em 20 mai. 2010.
(6) O texto aprovado do Estatuto da Associação Movimento Garça Vermelha – MOGAVE pode ser acessado procurando na coluna direita deste blog o título “Artigos Oficiais do Movimento Garça Vermelha” e clicar no subtítulo “Estatuto da Associação Movimento Garça Vermelha”.
(7) A Ata da Assembléia de Fundação da Associação pode ser acessada procurando na coluna da direita deste blog o título “Artigos Oficiais do Movimento Garça Vermelha” e clicar no subtítulo “Ata da Assembléia de Fundação da Associação Movimento Garça Vermelha”.
(8) Marines, embora não tenha participado diretamente do I Encontro do Movimento Garça Vermelha, foi de fundamental importância. Em todos os momentos, ela interferiu no sentido de propiciar a estrutura e logística, o que possibilitou a organização do evento.

OBSERVAÇÃO:

Foram produzidos 20 vídeos que registraram o I Encontro do Movimento Garça Vermelha que estão postados no Youtube. Para acessá-los, basta procurar o título “Vídeos de nosso interesse” na coluna direita deste blog e clicar nos subtítulos “I Encontro do Movimento Garça Vermelha – Parte 1 a 20”.

Nenhum comentário: