Parque Nove de Julho - Pode se tornar um problema para o Cidadão.

A Prefeitura da Cidade São Paulo está executando o projeto “Parque Nove de Julho” (financiado pelo Banco Mundial) que irá abranger uma área de 500.000 m2 as margens da represa Guarapiranga. Este projeto deverá respeitar o intuito de preservar as águas, a fauna e a flora, criando ainda um espaço para lazer e esportes a nós cidadãos.

Soubemos através do subprefeito da Capela do Socorro que existe a pretensão de construir uma rua para tráfego de automóveis envolvendo o parque, assim mudando o intuito do projeto. A construção desta rua irá trazer dois grandes problemas para nossa região:

- Tirar espaços “tão necessários” a nós cidadãos que cada vez “mais” perdemos espaços para os carros. (Precisamos também de espaços para nós os pedestres).

- Poluir as águas e degradar a fauna e a flora de nossa Represa. Os carros que ali passarão, irão poluí-las com monóxido de carbono e outros detritos expelidos pelos escapamentos alem de trazer maior quantidade de lixo.
O acesso de automóveis é um grande erro neste projeto.
Atualmente a Represa Guarapiranga abastece com suas águas (ainda potável) aproximadamente três milhões de pessoas. (Se não tomarmos cuidado, nossas águas serão escassas em um futuro próximo).
Nós moradores não somos contra o projeto, desde que o mesmo esteja voltado à preservação de nossa Represa Guarapiranga, e respeite o espaço para lazer e prática de esportes. Da maneira em que o projeto esta sendo conduzido, torna-se difícil o entendimento de que terá fins para a preservação do manancial e liberdade para a população.
Com a preocupação da defesa das águas e dos direitos dos cidadãos desta região, convocamos seu envolvimento na luta contra a construção desta rua para trafego de automóveis e também em outras imposições da Prefeitura que poderão trazer problemas para nossa região.
Se deixarmos este projeto ser mal conduzido, perderemos com isto nossos pássaros, animais diversos que habitam esta área, poluiremos “mais ainda” nossa represa e sofreremos a desvalorização de nosso bairro.

Iniciamos a união de todos os moradores, e juntos mudaremos este projeto e a história da nossa Garça Vermelha.



Movimento Garça Vermelha = Movimento Guarapiranga



Na data de 22/12/09 as 14:30h o Movimento Garça Vermelha entregou o Abaixo Assinado contendo 741 assinaturas aos responsáveis da Subprefeitura do Socorro em sua sede no endereço Rua Cassiano dos Santos, nº499.

Agora precisamos pressionar a Subprefeitura a nos receber no inicio do ano de 2010 para obtermos suas considerações sobre o mesmo.



5 comentários:

Camila disse...

Eu sou contra o parque como um todo! A área total do parque está atualmente debaixo d´água. Para que seja possível a construção do parque, a prefeitura irá aterrar toda esta área!!! Gostaria de saber desde quanto um aterro é ecologicamente correto e como isto irá preservar toda fauna e flora existentes no local! Onde está a preservação dos mananciais com uma atitude dessas? Se além disso ainda permitirem a entrada de carros...........

Anônimo disse...

Eu sou a favor da cerca para proteção da área contra invasões e despejos de entulhos, entre outros..
O restante deveria ser mantido da forma anterior, assim, mantendo esta área preservada.
Este parque poderá danificar em muito esta área, ainda mais da forma que esta sendo conduzido o projeto.

Anônimo disse...

Concordo plenamente que a area deveria ser cercada e permanecer do jeito que está! Mas o que de fato podemos fazer para que isso aconteca?

Martin disse...

As iniciativas do poder publico para quanto a preservação devem ser apoiadas. Infelizmente algumas destas tem seu objetivo distorcido e tem se apresentado como trampolins politicos, deixando de lado o conceito preservacionista. A instalação do gradil, de concepção arquitetonica duvidosa... pode contribuir muito com o aspecto da preservação do mancial, evitando assim a descarga de animais mortos, assim como o lixo decorrente de praticas religiosas que envolvem o sacrificio de especimes como aves por exemplo, bem como a descarga de outro tipo de detrito e entulho na margem da represa. O gradil vai reprimir que tais praticas sejam feitas as margens do lençol de agua como acontece até hoje, permitindo inclusive uma recuperação mais acentuada da flora e fauna. Espero que o Gradil também tenha a função de afastar alguns incendiários atuantes na região que sempre que podem promovem queimadas na mata do entorno da Guarapiranga... graças a atual cheia da represa não temos visto isto ha algum tempo, pois agua não queima! Infelizmente sob o pretesto de gerar lazer a comunidade... esta se promovendo um aterro com saibro e impermiabilizando a parte externa e interna junto aos gradis... o Saibro aplicado no aterro, assim como o calçamento de uma faixa com concreto denominada via para pratica de cooper, esta impermeabilizando o solo, e demonstra claramente o despreparo, dos profissionais envolvidos na especificação da forma construtiva e execução do projeto. Porque fazer um calçamento com concreto, quanto ao entorno do manncial a legislação preve a adoção de tecnologias permeaveis para os novos projetos de calçamento...? Não deveria ser feita a pista também de blocos intertravados, como determina a lei municipal para calçamentos e vias de passeio? Nesta linha como fica a execução da rua = Via de contemplação? a seguir este exemplo e de acordo com as mais modernas técnicas de projeto rodoviarios teremos uma bela pista de concreto circundando o parque, a receber uma carga de lixo e residuos totalmente contraria ao conceito de preservação... O parque Nove de Julho deveria ser um marco ecologico na cidade de Säao Paulo e as praticas de lazer a ser ali desenvolvidas, não necessáriamente precisam de aplicação de concreto e impermeabilização do solo... Quem atualmente corre na area do parque, o faz sobre chão batido e não precisa de pista de concreto para faze-lo agora e no futuro, quem quer contemplar, faz uma caminhada, e não precisa faze-lo sentado ao volante de um carro descaregando CO pelo escapamento! Aonde estão o arquitetos modernos, compromeetidos com os conceitos de sustentabilidade? ou esta é apenas mais uma plavra de moda.... quero um parque Nove de Julho com um projeto de sustentabilidade... não precisamos de pistas e vias de concreto a beira da Represa... Façam um parque ecologicamente correto, embuido nos modernos conceitos de sustentabilidade ! Não a rua e as pistas de concretos !!!

Dino disse...

temos um problema sério e iminente de abastecimento de água; porque não aumentar a capacidade de armazenamento da represa ? porque não tirar o lodo e o lixo acumulado no fundo ao invés de aterrar para quadras ? no meio da represa, hoje com ela "cheia", tem lugar com não mais de 50 cm de água, perguntem à quem tem barco ! perguntem à quem conheceu a região, 30/40 anos atrás, onde chegava a represa qdo estava realmente cheia...
qto a cercar para proteger a represa eu até concordo (preferia q ficasse como estava...), mas não do jeito q estão fazendo, com aterros, cimento e ruas, de qualquer jeito, sem estudos adequados e com a deslavada cara de pau eleitoreira que já conhecemos bem e não aguentamos mais. Existe uma verba enorme do Bco Munial, porque não fazer ecologicamente direito?