O Abraço à Guarapiranga 2012 estará na Virada Sustentável

A 7ª Edição do Abraço à Guarapiranga integra a programação oficial da Virada Sustentável 2012. O Abraço será no domingo, 03 de junho, simultaneamente em 3 pontos às margens da represa:

-Parque da Barragem na Av. Atlântica, altura do nº 1.200, em frente ao 102º DP, Capela do Socorro;

-Solo Sagrado na Estrada do Jaceguai, em Parelheiros e

-Parque Ecológico do Guarapiranga, Estrada da Riviera, nº 3.286 - Bairro da Riviera Paulista, região do Jardim Ângela.

O evento é uma iniciativa da Rede de Olho nos Mananciais (www.mananciais.org.br), um canal aberto para informar, debater, acompanhar e propor ações para proteger as fontes de água que abastecem as grandes cidades, começando por São Paulo. Por meio da página é possível descobrir de onde vem a água que cada morador de São Paulo bebe. Além disso, o internauta pode propor ações, fazer denúncias, acessar uma ampla gama de informações, baixar conteúdos e conhecer quem está envolvido com a defesa dos mananciais.

O Abraço à Guarapiranga pretende novamente chamar a atenção da população e dos órgãos públicos para a degradação dos mananciais e o risco de colapso no sistema de abastecimento de São Paulo. Como sempre, será uma demonstração de carinho para com a represa e também uma manifestação de indignação, já que o crescimento desordenado das cidades da Região Metropolitana de São Paulo, as ocupações irregulares, os desmatamentos e o despejo de esgotos e resíduos, comprometem a capacidade de produção, armazenamento, tratamento e distribuição da água, colocando em risco toda a população da Região Metropolitana de São Paulo. Os mananciais de São Paulo também sofrem ameaças com a implantação de obras como o Rodoanel, que, entre outros problemas, provocou desmatamento e induziu à ocupação irregular, além de não ter implantado as compensações previstas no processo de licenciamento ambiental.

RIO+20: O nosso rio é aqui!

O Abraço à Guarapiranga estabelece uma relação entre os temas que estarão em debate na Rio+20 e convida a população a uma reflexão sobre a responsabilidade coletiva e individual na preservação dos recursos naturais. Nesse sentido, adotou como lema Rio+20: O nosso rio é aqui! procurando fazer a síntese da ideia de que se deve pensar o global e agir no local. Ou seja, os ideais de preservação ambiental e sustentabilidade devem ser convertidos em ações concretas do dia-a-dia onde as pessoas vivenciam problemas como direito à cidade e à cidadania, segurança, mobilidade, habitação, saúde, educação e, evidentemente, o direito à água boa para todos. Enfim, é a maneira de dizer que queremos um desenvolvimento que seja sustentável, que elimine a pobreza, reduza a desigualdade e promova a justiça e os direitos humanos, sempre respeitando os limites finitos dos recursos naturais da Terra.

O Abraço à Guarapiranga 2012

Direito à cidade, habitação, mobilidade, educação, saúde, segurança e água boa para todos

DATA 03 DE JUNHO

Programação:

Parque da Barragem - Capela do Socorro

A partir das 9h30

Av. Atlântica, altura do nº. 1.200 - Esquina com Av. João de Barros

Oficinas ambientais, atividades culturais, plantio e distribuição de mudas

12h00 - Abraço Simbólico à Guarapiranga

Jardim Ângela - M'Boi Mirim

8h00 - Saída de caminhadas das Paróquias da Região em direção ao Parque Ecológico do Guarapiranga

10h00 - Celebração de Missa Campal no Parque Ecológico do Guarapiranga e Plantio de mudas

12h00 - Abraço simbólico à Guarapiranga

Solo Sagrado - Parelheiros

9h00

- Oficinas e atividades ambientais;

-Limpeza da orla

-Filmes ambientais (Ecomovie)

12h00 - Abraço Simbólico à Guarapiranga