MOGAVE Receberá Salva de Prata do Prêmio Dorothy Stang



Eduardo Melander Filho

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou em 16/12/2011, em sua última Sessão do ano, dentre outros, O Decreto Legislativo Nº 99, originário do Projeto de Decreto Legislativo Nº 0096/11, que concede a Salva de Prata do Prêmio Dorothy Stang de Humanidade, Tecnologia e Natureza, categoria Natureza, à Associação Movimento Garça Vermelha - MOGAVE - pela sua atuação em defesa do Meio Ambiente.

O projeto foi apresentado pela Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara Municipal em 08/11/2011 e encontrava-se em poder, para aprovação, da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa desde o dia 15/11/2011, sendo aprovado pela mesma em 14/12/2011. No dia 15/12/2011 foi a vez da Comissão de Educação, Cultura de Educação, Cultura e Esportes aprovar, para, em seguida, passar à Plenária da Câmara Municipal no dia 16/12/2011.

O recebimento do Prêmio é mais um indicativo de que a Diretoria e Conselho Fiscal do MOGAVE, em sua atual composição, estão corretos em sua política intransigente em defesa do meio ambiente, que vê o homem como componente essencial, considerando que a relação homem/natureza é dialética em busca da superação.

Orgulho maior temos todos por saber que a personagem que dá seu nome ao Prêmio é uma heroína naturalizada brasileira que deu sua vida pelo meio ambiente e pelos sem terra, assassinada que foi a mando de madeireiros.

“Irmã Dorothy representa para todos, que militam na defesa dos Direitos Humanos, o exemplo de como podemos e devemos ser” (Mary Cohen) (1). “Dorothy foi uma guerrilheira da paz. (...) Não se deve lutar pela metade. Foi esta a mensagem que ela seguiu e que a fez perder a vida” (Thomaz A. Mitschein) (1). “Uma força de mulher comprometida com a justiça, com as causas sociais, com o meio ambiente e com um desenvolvimento responsável” (Toninha) (1). Esses são alguns comentários de pessoas que conheceram pessoalmente Irmã Dorothy Mãe Stang e foram testemunhas de seu trabalho.

O texto do decreto apresentado é o seguinte:

CÂMARA MUNICIPAL

DECRETO LEGISLATIVO Nº 99, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2011

DOC-SP de 22/12/2011 (nº 239, pág. 135)

Dispõe sobre a concessão e entrega do Prêmio Dorothy Stang de Humanidade, Tecnologia e Natureza, na categoria Natureza, à Associação Movimento Garça Vermelha, e dá outras providências.

(Projeto de Decreto Legislativo nº 96/11)

(Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente)

José Police Neto, Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, faz saber que a Câmara Municipal de São Paulo decreta e promulga o seguinte Decreto Legislativo:

Art. 1º - Fica concedido o Prêmio Dorothy Stang, na categoria Natureza, à Associação Movimento Garça Vermelha, nos termos da Resolução nº 4, de 26 de dezembro de 2006.

Art. 2º - A entrega do prêmio, na forma de honraria Salva de Prata, será efetuada em Sessão Solene, a ser convocada pelo Presidente da Câmara Municipal de São Paulo.

Art. 3º - As despesas com a execução do presente Decreto Legislativo correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

Art. 4º - Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Câmara Municipal de São Paulo, 19 de dezembro de 2011.

JOSÉ POLICE NETO – Presidente

Publicado na Secretaria Geral Parlamentar da Câmara Municipal de São Paulo, em 19 de dezembro de 2011.

ADELA DUARTE ALVAREZ - Secretária Geral Parlamentar

A justificativa apresentada é a seguinte:

PUBLICADO DOC 10/11/2011, PÁG 260

JUSTIFICATIVA

PDL 0096/2011

O presente projeto de decreto legislativo dispõe sobre a concessão do prêmio Dorothy Stang, na categoria natureza, à Associação Movimento Garça Vermelha.

Em 1º de dezembro de 2009 o Movimento Garça Vermelha surgiu através da união entre os moradores do Jardim Represa, Jardim Pombal, Jardim Sertãozinho, Vila Represa e Jardim das Praias. A primeira conquista deste movimento se deve ao fato do Movimento ter impedido a construção de uma via sob a represa Guarapiranga através de um abaixo-assinado com 741 assinaturas colhidas durante dois dias e posteriores diálogos com o Subprefeito de Capela do Socorro. Neste mesmo período o grupo envidou esforços para que as irregularidades ambientais constatadas durante a construção do Parque Nove de Julho fossem sanadas; uma petição endereçada ao Ministério Público do Estado de São Paulo resultou na instauração de um Inquérito Civil Público que, posteriormente, converteu-se num Processo Público Civil no Tribunal de Justiça de São Paulo que tramita até a presente data.

A efetiva constituição do Movimento ocorreu no dia 15 de maio de 2010 quando os respectivos membros decidiram fundar a Associação Movimento Garça Vermelha, cujo compromisso reserva-se à defesa e preservação do meio ambiente, promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia, realização e estímulo a estudos para o desenvolvimento de tecnologias alternativas, divulgação de conhecimento técnico atinente às atividades da associação e proteção da qualidade das águas e das matas ciliares que as protegem.

O MOGAV enfatiza a participação e organização nos eventos e conselhos atinentes à seara ambiental. Diversas foram as ocasiões que o grupo registrou sua participação, dentre elas podemos citar o "Abraço de Guarapiranga", "Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Culpara de Paz da Capela do Socorro" e "Agenda 21". A associação tem se dedicado profundamente no que se refere à implantação dos "Conselhos Gestores dos Parques: Castelo, São José, Nove de Julho e Guanhembí".

A militância do Movimento Garça Vermelha vem sendo divulgada por diversos veículos de informação, inclusive em discursos apresentados na Câmara Municipal de São Paulo e até mesmo no Congresso Nacional.

O Movimento Garça Vermelha dedica-se à luta pela preservação ambiental da Cidade de São Paulo, sendo justa a homenagem que lhe será concedida por esta Casa por meio do Prêmio Dorothy Stang.

Foram também agraciados com o Prêmio Dorothy Stang: categoria Humanidade- COMITÊ DA CIDADE DE SÃO PAULO DO MOVIMENTO NACIONAL DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS e categoria Tecnologia- SENHOR DAVID CARLOS ANTONIO.

O MOGAVE parabeniza e agradece a todos que, de uma forma ou de outra, participaram (e/ou apoiaram) das atividades da nossa associação, contribuindo assim para que recebêssemos o Prêmio Dorothy Stang.

A Salva de Prata será entregue em Sessão Solene na Câmara Municipal de São Paulo em data a ser marcada.


SOBRE A IRMÃ DOROTHY (2)

Dorothy Mae Stang, conhecida como Irmã Dorothy foi uma freira norte-americana naturalizada brasileira (2).

Pertencia às Irmãs de Nossa Senhora de Namur, congregação religiosa fundada em 1804 por Santa Julie Billiart (1751-1816) e Françoise Blin de Bourdon (1756-1838). Esta congregação católica internacional reúne mais de duas mil mulheres que realizam trabalho pastoral nos cinco continentes (2).

Ingressou na vida religiosa 1948, emitiu seus votos perpétuos – pobreza, castidade e obediência – em 1956. De 1951 a 1966 foi professora em escolas da congregação: St. Victor School (Calumet City, Illinois), St. Alexander School (Villa Park, Illinois) e Most Holy Trinity School (Phoenix, Arizona) (2).

Em 1966 iniciou seu ministério no Brasil, na cidade de Coroatá, no Estado do Maranhão. Irmã Dorothy estava presente na Amazônia desde a década de setenta junto aos trabalhadores rurais da Região do Xingu. Sua atividade pastoral e missionária buscava a geração de emprego e renda com projetos de reflorestamento em áreas degradadas, junto aos trabalhadores rurais da Transamazônia. Seu trabalho focava-se também na minimização dos conflitos fundiários na região. Atuou ativamente nos movimentos sociais no Pará (2).

A sua participação em projetos de desenvolvimento sustentável ultrapassou as fronteiras da pequena Vila de Sucupira, no município de Anapu, no Estado do Pará, a 500 quilômetros de Belém do Pará, ganhando reconhecimento nacional e internacional (2).

A religiosa participava da Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde a sua fundação e acompanhou com determinação e solidariedade a vida e a luta dos trabalhadores do campo, sobretudo na região da Transamazônica, no Pará. Defensora de uma reforma agrária justa e conseqüente, Irmã Dorothy mantinha intensa agenda de diálogo com lideranças camponesas, políticas e religiosas, na busca de soluções duradouras para os conflitos relacionados à posse e à exploração da terra na Região Amazônica (2).

Dentre suas inúmeras iniciativas em favor dos mais empobrecidos, Irmã Dorothy ajudou a fundar a primeira escola de formação de professores na rodovia Transamazônica, que corta ao meio a pequena Anapu. Era a Escola Brasil Grande (2).

Irmã Dorothy recebeu diversas ameaças de morte, sem deixar intimidar-se. Pouco antes de ser assassinada declarou: "Não vou fugir e nem abandonar a luta desses agricultores que estão desprotegidos no meio da floresta. Eles têm o sagrado direito a uma vida melhor numa terra onde possam viver e produzir com dignidade sem devastar" (2).

Ainda em 2004 recebeu premiação da Ordem dos Advogados do Brasil (seção Pará) pela sua luta em defesa dos direitos humanos (2).


FALECIMENTO (2)

A Irmã Dorothy Stang foi assassinada, com sete tiros, aos 73 anos de idade, no dia 12 de fevereiro de 2005, às sete horas e trinta minutos da manhã, em uma estrada de terra de difícil acesso, a 53 quilômetros da sede do município de Anapu, no Estado do Pará, Brasil (2).

Segundo uma testemunha, antes de receber os disparos que lhe ceifaram a vida, ao ser indagada se estava armada, Ir. Dorothy afirmou "eis a minha arma!" e mostrou a Bíblia Sagrada. Leu ainda alguns trechos das Sagradas Escrituras para aquele que logo em seguida lhe balearia (2).

No cenário dos conflitos agrários no Brasil, seu nome associa-se aos de tantos outros homens, mulheres e crianças que morreram e ainda morrem sem ter seus direitos respeitados (2).

O corpo da missionária está enterrado em Anapu, Pará, Brasil, onde recebeu e recebe as homenagens de tantos que nela reconhecem as virtudes heróicas da matrona cristã (2).

MENSAGENS DE PARABÉNS

Recebemos as seguintes mensagens:

- (...) parabéns ao Mogave pelo prêmio e pelo trabalho desenvolvido.

Um abraço a todos.

Vereador Arselino Tatto

- Caros amigos

Meus parabéns pela justa homenagem e reconhecimento da vossa militância expresso na Salva de Prata Dorothy Stang. Independentemente de algumas divergências, nossos objetivos são comuns e o crescimento e fortalecimento de uma entidade ambientalista séria como a Garça Vermelha só pode ser motivo de alegria para quem milita pelo meio ambiente. As divergências, quando encaradas com espírito aberto e construtivo, levam ao aperfeiçoamento de todos.

Abraços e um feliz ano novo com muitas realizações

Valdir Ferreira (Ex Subprefeito da Capela do Socorro).

- A Equipe do Jornal Em SINTONIA unindo elos (...) deseja aos amigos do Movimento Garça Vermelha sucesso em seu excelente trabalho pela causa ambiental.

DEBORAH

- Parabéns Sr EDUARDO MELANDER!!!
Tenho certeza que está muito feliz e espero que esteja!
Um grande abraço e PARABÉNS!!!

Rodrigo Caetano de Souza (cirurgião do tórax).

- De verdade, estou orgulhosa (...) e tenho certeza que esse projeto não poderia estar em melhores mãos.

Vanda Sanae Hamanaka Serizawa (crítica de cinema).

- Melander,

Agradecemos (...) e, ao mesmo tempo, parabenizar à Associação Movimento Garça Vermelha - MOGAVE, que você preside, pelo merecido recebimento da Salva de Prata do Prêmio Dorothy Stang de Humanidade, Tecnologia e Natureza, pela atuação em defesa do Meio Ambiente.

José Wilson (advogado) e Elizabeth de Lima Costa

- (...) estou de boca aberta.
Antes de mais nada deixa eu dizer que, depois de ler tudo, acho essa homenagem mais do que válida e merecedora para com essa associação. Meus parabéns a todos os participantes.
Agora deixa eu te dizer uma coisinha pessoal: (nós) sempre implicamos com o diabo daquela árvore de natal daí da kennedy. Lugar mais idiota para fazer festa, bem ao lado da água que consumimos e quando não é ela, são essas competições que fazem ali. (...) poluição, inclusive a visual e sonora.
(...) mais uma vez PARABÈNS.

Geni Macedo (empresária).

- Fiquei muito feliz com a premiação!

Nanci Melo (funcionária aposentada do Banco do Brasil)

- Muito orgulho em fazer parte desse time de guerreiros!!!

Júnior Warne (Vice Presidente Administrativo Adjunto do MOGAVE)


REFERÊNCIAS

(1) COMITE DOROTHY EM DEFESA DA VIDA. Defesa do meio ambiente da Amazônia. Disponível em: . Acesso em: 04 jan 2012.

(2) CANÇÃO NOVA NOTÍCIAS. Divulgação de notícias. Disponível em:
. Acesso em: 04 jan 2012.

Observação: Ambos os sites podem ser acessados procurando na coluna direita desse blog o título “Sites de interesse do Movimento Garça Vermelha”.

Nenhum comentário: