Parque Nove de Julho - Pode se tornar um problema para o Cidadão.

A Prefeitura da Cidade São Paulo está executando o projeto “Parque Nove de Julho” (financiado pelo Banco Mundial) que irá abranger uma área de 500.000 m2 as margens da represa Guarapiranga. Este projeto deverá respeitar o intuito de preservar as águas, a fauna e a flora, criando ainda um espaço para lazer e esportes a nós cidadãos.

Soubemos através do subprefeito da Capela do Socorro que existe a pretensão de construir uma rua para tráfego de automóveis envolvendo o parque, assim mudando o intuito do projeto. A construção desta rua irá trazer dois grandes problemas para nossa região:

- Tirar espaços “tão necessários” a nós cidadãos que cada vez “mais” perdemos espaços para os carros. (Precisamos também de espaços para nós os pedestres).

- Poluir as águas e degradar a fauna e a flora de nossa Represa. Os carros que ali passarão, irão poluí-las com monóxido de carbono e outros detritos expelidos pelos escapamentos alem de trazer maior quantidade de lixo.
O acesso de automóveis é um grande erro neste projeto.
Atualmente a Represa Guarapiranga abastece com suas águas (ainda potável) aproximadamente três milhões de pessoas. (Se não tomarmos cuidado, nossas águas serão escassas em um futuro próximo).
Nós moradores não somos contra o projeto, desde que o mesmo esteja voltado à preservação de nossa Represa Guarapiranga, e respeite o espaço para lazer e prática de esportes. Da maneira em que o projeto esta sendo conduzido, torna-se difícil o entendimento de que terá fins para a preservação do manancial e liberdade para a população.
Com a preocupação da defesa das águas e dos direitos dos cidadãos desta região, convocamos seu envolvimento na luta contra a construção desta rua para trafego de automóveis e também em outras imposições da Prefeitura que poderão trazer problemas para nossa região.
Se deixarmos este projeto ser mal conduzido, perderemos com isto nossos pássaros, animais diversos que habitam esta área, poluiremos “mais ainda” nossa represa e sofreremos a desvalorização de nosso bairro.

Iniciamos a união de todos os moradores, e juntos mudaremos este projeto e a história da nossa Garça Vermelha.



Movimento Garça Vermelha = Movimento Guarapiranga



Na data de 22/12/09 as 14:30h o Movimento Garça Vermelha entregou o Abaixo Assinado contendo 741 assinaturas aos responsáveis da Subprefeitura do Socorro em sua sede no endereço Rua Cassiano dos Santos, nº499.

Agora precisamos pressionar a Subprefeitura a nos receber no inicio do ano de 2010 para obtermos suas considerações sobre o mesmo.