Ações do MOGAVE Finalmente em Evidência na Grande Imprensa

Águas da represa do Guarapiranga que quando sobem cobrem parte da calçada passando ao outro lado. Quando as águas descem os peixes ficam isolados morrendfo em consequência. Um verdadeira "Muralha da China".

Professor Melander

“As aprovações são ilegais, não se sustentam diante das mais singelas leis de proteção ao ambiente, quiçá em relação à proteção a um recurso hídrico de extremo interesse social: o manancial da Guarapiranga”.
José Eduardo Ismael Lutti
Promotor de Justiça, sobre a prefeitura ter construído uma pista de concreto na área inundável da Guarapiranga (...).
AS mais singelas (...). Folha de São Paulo, São Paulo, 23 abr 2010. Caderno A, Opinião, pg. A2.

PARQUE NOVE DE JULHO VIRA NOTÍCIA

O Movimento Garça Vermelha esteve em evidência, nesse início do mês de abril, em alguns assuntos tratados pela mídia em geral através de declarações oficiais ou não de autoridades sobre o que acontece em conseqüência das obras do Parque Nove de Julho e até em sites oficiais e jornais impressos.
No dia 08/04/2010, o vereador Ítalo Cardoso discursou na Sessão Plenária do Grande Expediente da Câmara Municipal da Cidade de São Paulo sobre as Ongs. Observatório Ambiental e Repisa, também sobre o Movimento Garça Vermelha e das lutas que estão travando em função da defesa do meio ambiente. Sobre o MOGAVE, Ítalo disse que é um movimento dos moradores da Vila Represa, Jd. Pombal, Jd. Sertãozinho, Jd. Represa, Jd. Praias e simpatizantes que ainda não é muito conhecido da mídia (naquela data) porque é local e luta contra os desmandos da prefeitura nas obras do Parque Nove de Julho. Em seguida leu nosso Manifesto/requerimento do Movimento Garça Vermelha (o primeiro), aquele que foi entregue à subprefeitura da Capela do Socorro juntamente com o abaixo assinado de 741 assinaturas. Dirigindo-se aos Parlamentares, confirmou que o MOGAVE procurou vários vereadores de todos os partidos, pois é um movimento suprapartidário, pedindo apoio à sua causa, citando os nomes de Alfredinho e Arselino Tatto como co-participantes daquela sua fala. Projetou fotografias das calçadas internas dos Parques Nove de Julho e da Barragem comparando-as, pois a da primeira é de concreto não permeável e a da segunda de blocos inter-travados e de primeira qualidade. Chamou a calçada de nosso parque de “Muralha da China”, pois quando a represa enche os peixes passam ao outro lado e, com a baixa das águas, não podem mais voltar, ficando isolados e perecendo em conseqüência. Por fim, pediu ao Presidente da Câmara que enviasse nosso documento e a transcrição das notas taquigráficas de seu discurso ao Ministério Público do Estado de São Paulo, no que foi atendido. Essa intervenção do vereador Ítalo Cardoso foi transmitida pela Tv. Câmara através da Tv. Assembléia Legislativa a todo o Estado de São Paulo. Estamos aguardando a transcrição para publicá-la na íntegra nesse blog.

II Encontro dos Conselhos REgionais de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz de do Forum da Agenda XXI da Cidadania de São Paulo

Ítalo Cardoso voltou a falar sobre o MOGAVE no dia 10/04/2010, durante a realização do II Encontro dos Conselhos Regionais de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz e do Fórum da Agenda XXI da Cidadania de São Paulo. Nesse evento o vereador denunciou o caso "Parque Nove de Julho" para todos os presentes e ressaltou a garra do nosso movimento, que “em breve se tornará muito conhecido”, segundo ele. O Observatório Ambiental e a REPISA (Rede de Pesquisa Sócio Ambiental), também estavam presentes nesse acontecimento.
Milton Jung realizou entrevistas com o Dr. José Eduardo Ismael Lutti da Primeira Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado de São Paulo, que cuida do Inquérito Civil que apura as irregularidades das obras no Parque Nove de Julho e com o subprefeito da Capela do Socorro Valdir Ferreira, responsável por aquelas obras, em seu programa diário da Rádio CBN, levado ao ar no dia 13/04/2010.
Em sua entrevista, Dr. Lutti disse que no dia 09/04/2010 foi realizada uma perícia no Parque Nove de Julho por um técnico do Ministério Público, que constatou a veracidade das reclamações da Representação enviada ao Ministério Público por um morador dessa região, pois o parque não fica às margens da represa do Guarapiranga, mas “dentro” dela. Como as construções são proibidas por lei tanto nas áreas inundáveis como nas APP (áreas de preservação permanentes) que vão de 50 m a 100 m, variando, a partir da margem máxima que a represa pode atingir, afirmou que “dentro da represa é absolutamente impensável a realização de qualquer obra”. Ao contrário da prefeitura que pretende cercar a área (já cercou) para prevenir invasões, quando perguntado sobre se essas medidas ajudariam a preservar a área, respondeu que “absolutamente que não”, pois preservação supõe fiscalização, coisa que a prefeitura praticamente nunca fez e hoje temos carência de áreas verdes na Billings e Guarapiranga exatamente por isso e que construir parques em áreas protegidas por lei é “demagogia”. Ocupação só é evitada com outros tipos de ação, como a fiscalização e atuação rápida na remoção. “Se a prefeitura constrói dentro da represa, ela pode estar sinalizando aos outros que podem construir também nas margens da represa”. Sempre segundo o Dr. Lutti, “o parque todo está irregular porque está dentro da represa”. Quanto ao licenciamento ambiental, “existe um licenciamento, então nós vamos apurar quem fez esse licenciamento porque foi um licenciamento ilegal, nem irregular, ele é contra a lei. Então, o funcionário, ou os funcionários, que autorizaram e que aprovaram esse projeto vão ter de responder por isso também”. Perguntado sobre quais serão os próximos passos do Ministério Publico, Dr. Lutti nos informou que aguardará o laudo da vistoria realizada pelo perito, juntamente com informações que solicitou à prefeitura. Vai também apurar quem fez o licenciamento ambiental e quem aprovou o projeto do parque. “Se a prefeitura não recuar e desmontar o Parque Nove de Julho e recuperar a área”, o Ministério Público entrará com uma ação na Justiça contra a prefeitura e a EMAE, que é responsável pela área inundável, onde serão apuradas as irregularidades, inclusive do funcionário que emitiu a licença ambiental por improbidade administrativa.
O subprefeito da Capela do Socorro Sr. Valdir Ferreira, em sua entrevista, repetiu o discurso de sempre e que consta da maioria dos artigos já publicados nesse blog. Avaliou a situação completamente ao contrário do Ministério Público e insistiu que as obras no Parque Nove de Julho irão causar um impacto positivo (sic), pois irão proteger a área contra invasões (sic) e gerar lazer para a população (sic), evitando a degradação da área (sic), embora qualquer intervenção gere impacto ambiental negativo (sic). Disse que foi feito um levantamento prévio antes do início das obras e que não consta nenhuma nascente no entorno do parque (sic) (já provamos que existiam sim através de vídeo de uma nascente que aflorou depois de aterrada – vide na coluna à direita desse blog. em “Vídeos de nosso interesse” com o subtítulo “Parque Nove de Julho: aterraram nascente que teima em aflorar-grama esconde entulhos e lixo”). Valdir Ferreira insistiu em que esse programa é também financiado pelo governo do Estado de São Paulo (ou seja: que a responsabilidade não é só dele) e pelo Banco Mundial (que provavelmente não sabe o que está ocorrendo no Parque Nove de Julho), dentro do projeto “Mananciais”. Sobre o licenciamento ambiental, respondeu que existe um EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto ao Meio Ambiente) emitido na década de 90 (absurdo considerá-lo ainda válido depois de quase vinte anos) e que agora obteve licenciamento ambiental adequado (sic) e anuência da EMAE (mais um co-responsável). Perguntado sobre se existe a pretensão de construir uma “rua” junto ao gradil, falou que absolutamente não (sic) (dando a entender que essa idéia nunca existiu), que existe sim um projeto de construção de ciclovia e calçada que ainda vai ser submetido ao licenciamento ambiental e feita a licitação das obras (pelo menos colocou publicamente que não irá construir mais a “rua”).
Ambas as entrevistas foram editadas em gravação no site da Rádio CBN. Para acessá-las na íntegra, vide na coluna à direita desse blog. em “Sites de interesse do Movimento Garça Vermelha” com os subtítulos “CBN: Entrevista do Promotor José Eduardo Ismael Lutti por Milton Jung” e “CBN: Entrevista do subprefeito Valdir Ferreira por Milton Jung” e clicar sobre eles.
Milton Jung voltou a falar sobre o Parque Nove de Julho em seu programa na CBN do dia 22/04/2010, comentando o artigo que foi publicado na Folha de São Paulo, assunto que retomaremos mais abaixo. Nesse mesmo dia comentário semelhante foi levado ao ar pela Rádio Jovem Pan.
É importante ressaltar que foram apresentadas duas Representações junto ao Ministério Público contra as obras do Parque Nove de Julho: uma assinada por um morador da região que é simpatizante do Movimento Garça Vermelha e outra assinada por quinze moradores representando o movimento. Ambas foram juntadas no Inquérito Civil de número 42/10, o mesmo que está sendo conduzido pela Primeira Promotoria do Meio Ambiente do MP sob a responsabilidade do Dr. Lutti, que deu o prazo de 30 dias para que a subprefeitura e outros órgãos governamentais apresentassem uma série de documentações sobre as obras.
Posteriormente, em 23/03/2010, não sabemos qual a razão, a Representação do MOGAVE foi desmembrada, originando outro Inquérito Civil de número 90/10, sob a responsabilidade da Segunda Promotoria do Meio Ambiente do MP e conduzida pelo Promotor Dr. Darci Ribeiro, que deu o prazo de 15 dias para apresentação de novas documentações.
Então, são dois os Inquéritos Civis pressionando a subprefeitura e outros órgãos públicos.
Outra notícia que esteve em evidência no mês de março foi a que se refere à apreensão dos caminhões que jogaram entulhos no final do Jardim Sertãozinho, tema de nosso artigo “Entulhos e Pneus: Crime Ambiental e risco de epidemia”, editado nesse blog. Os jornais “Gazeta de Santo Amaro” e “Interlagos News” publicaram artigo registrando o fato e dizendo da importância do MOGAVE. O site da Prefeitura Municipal da Cidade de São Paulo também anexou artigo semelhante. Para acessá-lo, vide na coluna à direita desse blog. em “Sites de interesse do Movimento Garça Vermelha” com o subtítulo “Prefeitura Municipal de São Paulo” e clicar sobre ele. Procurar na “busca” digitando “Parque Nove de Julho” e o artigo aparecerá.

GRANDE IMPRENSA

A Folha de São Paulo publicou no dia 22/04/2010, em seu caderno “Cotidiano”, pg. C4, página inteira com dois artigos sobre o Parque Nove de Julho: um assinado por Ricardo Gallo da reportagem local com o título “Prefeitura põe concreto dentro da Guarapiranga” e outro assinado por Maria Luisa Ribeiro, que é coordenadora da Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica, intitulado “O que era para ser exceção virou regra”.
O primeiro artigo discorre sobre a pista de concreto para caminhadas do Parque Nove de Julho que está edificada em áreas inundáveis (parte da pista está atualmente submersa) da represa e da polêmica que envolve, de um lado, os moradores do entorno e o Ministério Público e, de outro, a gestão Kassab do DEM. Diz que o parque será inaugurado em quatro meses, que ocupa uma Área de Preservação Permanente (APP) e que o Ministério Público quer embargar a obra, incluindo a cerca, pois, segundo o Promotor Dr. José Eduardo Ismael Lutti, “as obras do parque e da ciclovia estão dentro da água, dentro do corpo da represa, e isso é proibido”, com a discordância do prefeito Kassab que considera a obra de interesse público (sic), de baixo impacto ambiental (sic) e com foco na preservação (sic).
Em termos legais, segundo o mesmo artigo, existe uma lei federal que abre a possibilidade de se intervir nas APPs para implantação de áreas verdes em espaço urbano (o que não é nosso caso, pois nossa área é razoavelmente preservada). Porém, existe outra lei, estadual, que proibe edificação dentro da represa. A prefeitura e o governo do Estado não consideram a calçada como edificação, pois, para isso, teria de estar com cobertura (sic). Os advogados ouvidos pela Folha discordam da prefeitura e do governo estadual.
O articulista nos revela, ainda, que a Promotoria do Meio Ambiente do MP quer investigar a licença ambiental emitida pela CETESB, que é uma estatal ligada ao governo paulista, e que o Promotor Lutti, que contesta o interesse social defendido pela prefeitura, prepara uma Ação Civil Pública contra as obras no Parque Nove de Julho. O autor do artigo relata sobre o início da reação contra as obras por parte dos moradores do entorno que denunciaram ao MP, além de também denunciar o aterramento de parte do parque e despejo de entulhos no local.
O segundo artigo discorre sobre o Código Florestal brasileiro que define as APPs e hipóteses de intervenção que podem ser autorizadas por órgãos ambientais para obras de utilidade pública e interesse social. Descreve o que é APP. Cita a visão dos especialistas em direito ambiental, que consideram as APPs áreas de preservação absolutas: não podem sofrer qualquer modificação (que é nosso caso).
Observa a autora que “no caso específico da pista de caminhada implantada na área de preservação permanente da represa Guarapiranga (Parque Nove de Julho), o impacto causado à paisagem foi chocante (...)”.
Um outro pequeno artigo intitulado “Calçada de concreto em represa vira polêmica” foi publicado também em 22/04/2010 pelo jornal “S. Paulo Agora”, na página A6. O assunto foi o mesmo tratado pelas reportagens da Folha de São Paulo.
Foi também publicada uma pequena nota no Jornal Destak no dia 23/04/2010, onde o “Ministério Público diz que pretende embargar o parque da Zona Sul”, segundo esse periódico.

ATIVIDADES DO MOGAVE SÃO INCREMENTADAS

O MOGAVE, através de seus representantes, compareceu à Segunda Delegacia de Polícia Civil do Meio Ambiente na Cidade Dutra no dia 13/04/2010, procurando informações sobre como estava o andamento da ocorrência registrada sob nº 29/10, referente à apreensão de caminhões que jogavam entulhos na represa, no final do Jardim Sertãozinho (já relacionada acima nesse artigo) e da instauração de inquérito para apurar as responsabilidades.
Os representantes do movimento foram prontamente atendidos e informados que foi instaurado Inquérito Policial de nº 63/10 e que todos os envolvidos serão convocados para prestar depoimento.
O militante do MOGAVE, que assumiu a denúncia do fato e que é também a principal testemunha, está aguardando intimação para depor. Esperamos que esse caso não seja mais um que ficará “engavetado” indefinidamente, pois essa é uma questão sensível para o nosso movimento.
Membros do Movimento Garça Vermelha, que foram autorizados pelo Comitê Executivo para representar e responder pelo conjunto, participar e intervir, estiveram presentes no Congresso Santos Mártires de Parceira entre Poder Público, Iniciativa Privada e Terceiro Setor (Ongs. regulamentadas como OSCIPs – Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público), realizado entre os dias 13 e 14/04/2010.
A importância da nossa participação nesse Congresso reside no fato de informar ao conjunto do movimento os detalhes gerais de como efetivar “parcerias” públicas (com órgãos governamentais) e privadas (com empresas e até pessoas físicas), além de já ter propiciado o início da aquisição de conhecimento visando à formação de futuros especialistas no assunto a nosso serviço, pois sabemos que em breve o MOGAVE se transformará numa Associação legalmente constituída, organizada na forma de OSCIP.
Participaram do Congresso cerca de 130 pessoas representando várias entidades e órgãos governamentais. Foi organizado pela Sociedade Santos Mártires Assistencial que é dirigida pelo Padre “Jaime” (James), com atuação no Jardim Ângela, região que foi considerada pela ONU há 20 anos atrás como a mais perigosa do mundo.
A Sociedade Santos Mártires recebe 90% de suas verbas através das Secretarias do Meio Ambiente e da Assistência Social, complementando o restante pela produção e venda de papel reciclado, cuja fabricação é feita por mulheres da região. Apenas recentemente começou atuar propriamente na área do meio ambiente, mantendo uma plantação de pimentas e vendendo o produto em conserva.
A vice-prefeita Alda Marco Antônio não compareceu ao evento, cuja prefeitura foi representada por um funcionário de escalão menor. Senhora Leda, que representou o Eduardo Jorge (não compareceu por problemas de saúde em família), falou de todos os parques da Guarapiranga, menos do Parque Nove de Julho. Fez uma citação breve sobre o “pessoal do Garça Vermelha”, mas logo mudou de assunto, desviando a atenção daquele ato falho.
Não temos a menor dúvida que a Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura do Município de São Paulo está mantendo certa eqüidistância do Movimento Garça Vermelha.
Publicaremos em breve um artigo específico sobre esse evento nesse blog. Também prepararemos um power point a respeito, destinado a auxiliar futuras palestras sobre o assunto.

Escoteiras e escoteiros do "Grupo de Escoteiros Almirante Tamandaré" - 17º Distrito - que participaram ativamente do "3º Margens Limpas" na Ilha do Bororé.

Nosso movimento mandou um representante para participar do “3ª Margens Limpas” realizado em 18/04/2010 entre 9:00 hs. e 16:00 hs. Com a participação de várias entidades, dentre as quais a REPISA, Observatório Ambiental e o “Grupo de Escoteiros Almirante Tamandaré” do 17º distrito de escoteiros, o “Margens Limpas” conseguiu reunir centenas de pessoas que recolheram o lixo espalhado na represa Billings, na altura da região onde funciona a primeira balsa que faz a travessia do Grajaú até a Ilha do Bororé, sob jurisdição da APA Bororé-Colônia. Os dois lados da represa ficaram extremamente movimentados, tal a quantidade de detritos que foram recolhidos pelo pessoal. O MOGAVE aproveitou a ocasião para estreitar laços com as outras entidades e divulgar nossa atuação na Guarapiranga, marcando sua presença no local.
Paralelamente, na mesma data e horário, realizava-se uma reunião de preparação do “Abraço da Guarapiranga”, com a participação de diversas entidades, UNISA, Secretarias do Meio Ambiente municipal e estadual, Guarda Civil do Município e três representantes do Movimento Garça Vermelha, que se integraram na organização. Não compareceu nenhum representante da subprefeitura da Capela do Socorro, ao contrário da reunião anterior em que havia diversos deles. A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo rodará 60.000 panfletos de convocatória ao acontecimento. A UNISA fornecerá camisetas alusivas. O MOGAVE cederá espaço em seu blog. para divulgação.
Serão, na verdade, três manifestações em locais diferentes e ao mesmo tempo: Parque Barragem; Jardim Ângela e Solo Sagrado. A data escolhida foi o dia 30/05/2010. Informaremos mais sobre o evento em publicações futuras. No momento, convocamos todos os nossos membros e contatos para engrossarem as manifestações daquela data.

Rui Falcão ao centro, ladeados por Ítalo Cardoso e Prof. Melander, em visita nas redondezas do Parque Nove de Julho

OUTRAS NOTÍCIAS

O deputado estadual Rui Falcão visitou nossa região, acompanhado pelo vereador Ítalo Cardoso. Além de parabenizar o MOGAVE pela sua importante atuação em defesa do meio ambiente, manifestou-se interessado em acompanhar a evolução do nosso processo de luta. Estamos mandando constantemente informações sobre o Parque Nove de Julho, assim como artigos que postamos nesse blog.
Também entrou em contacto conosco o deputado federal Ivan Valente, que em breve visitará o parque, mantendo contacto direto com os membros da organização do Garça Vermelha.
Estaremos realizando durante o dia 08/05/2010 o 1º Encontro do MOGAVE, onde discutiremos o documento de avaliação do movimento e a estratégia de continuidade. Haverá a instalação da Assembléia de fundação da Associação do Movimento Garça Vermelha, com eleição da futura diretoria.
Os membros da lista de contacto do movimento, assim como nossos simpatizantes, estão convidados a participar. Enviaremos diretamente instruções a respeito. Informações também serão divulgadas nesse nosso veículo de comunicação.

8 comentários:

Mara disse...

"Sobre o MOGAVE, Ítalo disse que é um movimento dos moradores da Vila Represa, Jd. Pombal, Jd. Sertãozinho, Jd. Represa, Jd. Praias e simpatizantes que ainda não é muito conhecido da mídia (naquela data) porque é local e luta contra os desmandos da prefeitura nas obras do Parque Nove de Julho."

Gostaria de saber quem é o represente do bairro Jd. Represa?

edmelander disse...

Agradecemos sua visita ao nosso blog., mas gostaríamos de saber quem é a "Mara" que quer saber sobre os representantes do Jd. Represa e com qual finalidade.
Sugiro que entre em contato com o Movimento Garça Vermelha através do endereço eletrônico movimentogarcavermelha@gmail.com
identificando-se inclusive com o local de sua moradia. Garantimos que reponderemos prontamente às suas solicitações através daquele endereço que é nosso canal oficial de comunicações.
Os comentários nesse blog. são de caráter pessoal. As dúvidas que porventura surgirem devem ser enviadas pelo outro canal.

Eduardo Melander Filho
do Comitê Executivo do Movimento Garça Vermelha

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Dino disse...

D. Mara,
apenas uma correção, o Movimento Garça Vermelha tem como objetivo principal zelar pela integridade, tanto das águas da represa de Guarapiranga como pelo seu entorno, não apenas pelo Parque 9 de Julho;
ratificando as orientações dadas pelo professor Melander, entre em contato conosco pelo email sitado para maiores informações e detalhes.
Dino

Anônimo disse...

D. Mara,

dentre as 741 assinaturas no abaixo assinado encaminhado a sub-prefeitura, muitas delas foram oriundas do Jd. Represa. Com certeza os moradores que comungam sobre a preservação das aguas, segurança no entorno, e os que buscam esclarecimetnos sobre a legalidade da obra e a qualidade com que vem sendo executada, assim como sua finalidade junto a população, estão se fazendo representar...

Mara disse...

Respondendo ao Sr. Melander e Dino.

Sou a representante do Bairro Jardim Represa. Presidente da Associação Clube de Mães Jardins das Praias, situado na rua Naima Brein Siufi, 71 Jardim Represa.
Meu interesse é saber quem são os moradores que asssinaram tal lista, pois no meu meu endereço, não teve abaixo assinado algum e tão pouco os vizinhos estão sabendo do tal abaixo assinado.

edmelander disse...

Senhora Mara

Nosso blog. é um instrumento de propaganda e divulgação dos princípios e das reivindicações do Movimento Garça Vermelha, temas esses discutidos e aprovados em nossas Assembléias, das quais participaram moradores do entorno do Parque Nove de Julho. Por isso, não costumamos responder a perguntas ou dúvidas que porventura apareçam. Para isso, repetimos e insistimos, temos nosso email movimentogarcavermelha@gmail.com através do qual responderemos a todas as ponderações possíveis. Já lhe dissemos isso na nossa mensagem anterior e insistimos que a Senhora utilize desse expediente.
No entanto, vamos abrir, no seu caso, uma exceção.
Temos várias e vários Representantes do Jd. Represa e Jd. das Praias que fazem parte do MOGAVE e muitos deles não assinaram o abaixo-assinado, pois foram integrados posteriormente.
Pedimos que a senhora leia todos os artigos do blog. a fim de se inteirar da nossa história, pois no momento do recolhimento de assinaturas, tivemos o prazo de dois dias e poucas pessoas trabalhando. Conseguimos, mesmo assim, 741 assinaturas. Fosse hoje, com a organização que temos, seguramente conseguiríamos muitas vezes mais.
No caso da rua de sua residência, pesquisamos e constatamos que quatro pessoas a percorreram em busca de assinaturas: dois moradores da própria rua e dois das imediações. Provavelmente procuraram pessoas de seu contato, mas nem todas foram contempladas pela urgência da recolha.
No entanto, em pelo menos duas ocasiões, distribuímos convocatórias de nossas reuniões na rua de sua moradia: uma pela aprovação do texto do abaixo-assinado e outra pela aprovação da Representação contra a subprefeitura ao Ministério Público. Em ambas fui o responsável direto pelas distribuições e todas as casas de sua rua foram cobertas, direta ou indiretamente, estivessem as pessoas presentes ou não. Portanto, nosso movimento é de conhecimento amplo.
Pesquisamos sobre os clubes das mães que, só no Estado de São Paulo são mais de 400. Sabemos que o Clube das mães do Jd. das Praias distribui leite fornecido pelo governo de São Paulo pelo programa “leve o leite” ou variante dele atualizado, dentre outras atividades que desenvolve. Sabemos também que a União Bandeirante de Aeromodelismo forneceu, a partir de 2005, espaço em sua sede para que o seu clube funcionasse.
O Movimento Garça Vermelha, em contraponto, foi formado por moradores das adjacências do Parque Nove de Julho e é em defesa das águas da represa do Guarapiranga e dos habitantes humanos, animais e vegetais do entorno. Gostaríamos muito que a senhora participasse do MOGAVE, pois é um direito seu enquanto moradora dessa nossa área . Para participar, basta assinar uma ata de concordância com os termos do nosso Segundo Manifesto do Movimento Garça Vermelha após leitura minuciosa, também constante do nosso blog.
Esperamos sua adesão, mas insistimos novamente que, doravante, entre em contato direto via email.

Melander
Do Comitê Executivo do Movimento Garça Vermelha.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.