Imprensa Publica Mais Notícias Sobre o Parque Nove de Julho

Parque Nove de Julho: Preservação não é a prioridade da prefeitura


COMENTÁRIOS DE MISSIVISTAS DA FOLHA DE SÃO PAULO

A Folha de São Paulo publicou em 25/04/2010, primeiro caderno, página A8, em “Semana do Leitor”, juntamente com uma fotografia intitulada “Morador de Cidade Dutra caminha na calçada de concreto construída na represa de Guarapiranga”, três comentários de moradores do entorno do Parque Nove de Julho sobre os artigos “Prefeitura põe concreto dentro da Guarapiranga” de Ricardo Gallo e “O que era para ser exceção virou regra” de Maria Luisa Ribeiro, publicados em 22/04/2010, caderno cotidiano, página C4, que foram resumidos no artigo postado nesse blog de título: “Ações do MOGAVE Finalmente em Evidência na Grande Imprensa”.
Abaixo, os comentários dos missivistas da Folha:

Guarapiranga

“A reportagem ‘Prefeitura põe concreto dentro da Guarapiranga’ (22/4) mostra apenas a ponta do iceberg. Para construir a cerca em torno do parque Nove de Julho, jogaram saibro impermeável misturado a entulhos de demolições, aterraram nascentes e não deixaram passagem para os animais circularem entre a área alagável e a de preservação permanente. Depois plantaram grama para esconder tudo isso. Pretendiam até mesmo construir uma estrada junto à cerca.
A subprefeitura só veio avisar o pessoal do entorno depois que as obras estavam praticamente prontas. Daí os moradores fizeram um abaixo-assinado, tentaram conversar e nada. Organizaram o Movimento Garça Vermelha (Guarapiranga, em tupi) e, esgotadas as possibilidades, recorreram ao MP.
Se a notícia de que estão construindo um parque que ficará debaixo d’água em parte do ano chegar ao exterior, será mais uma piada internacional a reforçar a pecha de que não somos um país sério – e por culpa de nossos governantes.”

Eduardo Melander Filho (São Paulo, SP)

“Como moradora, sou testemunha de que foram despejados dezenas de caminhões com saibro e entulho para aterrar e construir essa calçada. Também vi a subprefeitura, depois de denúncias de moradores, colocar placas de grama em volta para esconder o que foi despejado. Não entendo como, a pretexto de ‘proteger’ área de manancial, derrubam árvores, impermeabilizam o solo, fazem um muro que impede que a água da chuva vá para a represa, aterram nascentes... Espero que o senhor promotor consiga parar com tamanha insensatez da prefeitura.”

Inês Arias Martin (São Paulo, SP)

“Quer dizer que a prefeitura, para evitar invasões, está invadindo e construindo em área de manancial? Não seria mais lógico investir esse dinheiro em fiscalização e preservação?
Já entendi. O que a prefeitura está construindo dá para inaugurar e para mostrar na TV e em campanhas políticas.”

Ana Maria De La Iglesia (São Paulo-SP)


JORNAL METRONEWS

Em sua edição de 23/04/2010, página 4, o Jornal Metronews publicou a reportagem “Promotor quer brecar parque na Guarapiranga”, pois foi construída uma pista de caminhada de concreto na área inundável. Diz que o promotor Lutti, após denúncias dos moradores do entorno, prepara uma Ação Civil Pública para tentar embargar as obras, o que incluí também a cerca, pois não pode haver edificações em locais caracterizados como APP (Área de Preservação Permanente).
Publicaram também uma fotografia intitulada: “Obra na represa Guarapiranga é considerada ilegal pela MP”, mostrando uma pista de caminhada. Só que, infelizmente, a foto é do Parque Castelo e a pista é de madeira e sobre as águas (bem acima da área inundável), descaracterizando aquilo que deveria ser ilustrado.
Em destaque, a frase do promotor José Eduardo Lutti: “As obras estão dentro da água, dentro do corpo da represa”.


FONTES:

MELANDER FILHO, Eduardo. Guarapiranga. Folha de São Paulo, São Paulo, 25 abr 2010. Primeiro Caderno, Semana do Leitor, pg. A8.

MARTIN, Inês Arias. Guarapiranga. Folha de São Paulo, São Paulo, 25 abr 2010. Primeiro Caderno, Semana do Leitor, pg. A8.

DE LA IGLESIA, Ana Maria. Guarapiranga. Folha de São Paulo, São Paulo, 25 abr 2010. Primeiro Caderno, Semana do Leitor, pg. A8.

PROMOTOR quer brecar parque na Guarapiranga. Metronews, São Paulo, 23 abr 2010. Pg. 4.

Nenhum comentário: