Mensagem ao Ministério Público

A imagem diz mais que as palavras



Essa é uma mensagem de um membro do Movimento Garça Vermelha, cujo nome manteremos no anonimato por enquanto, dirigida ao setor de Urbanismo e Meio Ambiente do Ministério Público do Estado de São Paulo em 20/01/2010. Um exemplo a ser seguido.

Caros Srs. Promotores,
Sou morador há mais de 20 anos na região de Interlagos, no entorno da Represa de Guarapiranga. Eu e vários vizinhos estamos acompanhando, muito preocupados, a construção dos cinco (5) parques que a PMSP está realizando aqui, em especial com o Parque Nove de Julho.
Não creio que os Srs. saibam que estão aterrando (com saibro e entulho) partes da represa (área que anteriormente era ocupada para o armazenamento de água) para a construção de quadras esportivas, que estão derrubando árvores, que estão construindo caminhos com material não permeável, estão enterrando nascentes, e o principal: querem construir uma via asfaltada para a contemplação da represa em plena área de manancial, o que somos terminantemente contrários.
Apesar da obra ser tocada pela Prefeitura, sabemos que foi o Governo do Estado que fechou o projeto junto com o Banco Mundial; muito nobre o intuito do mesmo, a preservação e a proteção da represa tem mesmo que ser feita, mas acredito que, o que deveria ser um exemplo em termos ecológicos não está acontecendo; mesmo, creio eu, tendo a administração gente bastante capacitada para tal.
Porque não fazer direito? Sabemos, pelo Banco Mundial, que dinheiro não é o problema; por que então estão fazendo de qualquer jeito? Será pelas eleições deste ano?
Impermeabilizar o solo, não respeitar a fauna e flora locais, diminuir a área de armazenamento de água, asfaltar e consequentemente trazer veículos e mais poluição para este manancial, no meu modo de ver é uma incoerência ao que propõe o projeto - segundo a Prefeitura, o projeto é essencialmente, para a preservação de toda a represa de Guarapiranga.
Temos mantido contato com o subprefeito Valdir Ferreira da Capela do Socorro, com o secretário municipal de meio ambiente Eduardo Jorge, procuramos o Banco Mundial e tentamos insistentemente ver os estudos sobre o impacto ambiental da obra, porém não conseguimos obter sucesso, falam que o mesmo existe, mas ninguém nos mostra, e a obra está saindo...
Já foi criado um movimento de moradores contrários à como a coisa está sendo feita, já foi passado e apresentado à subprefeitura da Capela do Socorro, encarregada das obras, um abaixo assinado, a situação está se complicando e outros movimentos em prol da represa estão ficando solidários à nossa causa, mas a obra não para...
Descobri hoje que o Ministério Público tem uma área específica para o Urbanismo e Meio Ambiente, eu nunca enfrentei um problema deste tipo, preciso de ajuda e orientação sobre o que posso fazer com relação ao fato que, afinal, afetará igualmente a todos nós, e fatalmente será pior para as futuras gerações: a água desta cidade.
Espero que esta mensagem chegue até os Srs. e que possam, por favor, dar-me um retorno com a atenção que o assunto requer.
Tenho fotos que comprovam o que estou dizendo. Se acharem interessante vê-las me avisem que lhes encaminharei com o maior prazer.
Muito obrigado e um abraço.

3 comentários:

Cassio Tramutola disse...

acho que devemos fazer uma representação formal semelhante a essa (bem curta e objetiva), anexar fotos para ilustrar o problema e anexar também o abaixo-assinado, e encaminharmos ao Ministério Público o quanto antes. Importante: devemos denunciar também a falta de acesso aos documentos públicos sobre a obra.

Júnior disse...

Muito bom!!

Ana Maria disse...

Excelente!!!
Se mais pessoas fizerem o mesmo, acredito de chamaremos a atenção.
E, também concordo com o Cassio: o "Movimento Garça Vermelha" deveria o quanto antes entrar com uma representação formal junto ao MP