Rotary Club da Cidade Dutra convida MOGAVE para palestra

Componentes da mesa da 23ª Reunião Ordinária do Rotary Club São Paulo da Cidade Dutra. Da esq. p/dir.: Professor Melander; Presidente Martin Ingo Feldenheimer e Secretário Ségio Katayama

O Movimento Garça Vermelha, representado por Dino Mottinelli Filho, Eduardo Melander Filho e Gentil Gimenez, realizou uma visita, a convite, ao Rotary Club da Cidade Dutra em 01/03/2010.
Na ocasião, foi apresentada uma projeção em power point sobre as obras no Parque Nove de Julho e o que está acontecendo em termos de desmando e agressão ao meio ambiente, durante a explanação dos três convidados.
Cópias do Segundo Manifesto do Movimento Garça Vermelha foram distribuídas entre os presentes, o que gerou um grande interesse para com a questão. A apresentação e os recursos audiovisuais sensibilizaram os presentes. O vídeo sobre o “aterramento” da nascente foi crucial para enfatizar as denúncias que o MOGAVE vem fazendo em suas intervenções junto ao poder público, bem como diante da Sub-Prefeitura da Capela do Socorro e outras instituições.
O MOGAVE recebeu do Rotary Club da Cidade Dutra o seguinte texto de sua manifestação, que aqui publicamos conforme sua autorização:

Membros e visitantes do Rotary Club da Cidade Dutra durante a 23ª Reunião

“O Rotary Club Internacional defende diversos interesses que envolvem a humanidade e entre eles está a preservação das águas e a manutenção das fontes de água potável, pois acredita e também sabe que muitos dos conflitos hoje existentes envolvem o acesso às fontes de água potável e que muitos problemas que envolvem a saúde pública estão relacionados a falta ou baixo acesso à ela.
Neste sentido, demonstrando ter o MOGAVE uma grande preocupação para com a preservação dos mananciais e da potabilidade das águas da represa do Guarapiranga, o ROTARY CLUB SÂO PAULO CIDADE DUTRA, nº 62113, do Distrito 4420, apóia o Movimento Garça Vermelha incondicionalmente na sua contínua luta pela preservação do manancial da represa do Guarapiranga e de seu entorno, em especial a região compreendida em seu manifesto.
Pode ser dada como certa a criação de uma Comissão de integrantes do Rotary Club São Paulo Cidade Dutra, que irá participar das demandas e solicitações apresentadas pelo MOGAVE, quanto às questões relacionadas à preservação das águas do manancial do Guarapiranga.
Dispõe o Rotary Club Cidade Dutra, através de seus sócios, de toda sua infra-estrutura, conhecimento e inteligência para atuar junto ao MOGAVE sobre as demandas apresentadas, com real interesse em interceder diretamente pelos objetivos propostos, envolvendo a preservação deste importante manancial para a cidade de São Paulo, assim como junto à gestão futura do Parque Nove de Julho.

Atenciosamente.
Rotary Clube da Cidade Dutra

Membros e visitantes do Rotary Club da Cidade Dutra. Em primeiro plano, Dino do MOGAVE

Abaixo, ata da Reunião do Rotary Clube da Cidade Dutra que aqui também reproduzimos conforme autorização daquela Entidade.

“ATA DA VIGÉSIMA TERCEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DO ROTARY CLUB SÃO PAULO CIDADE DUTRA – GESTÃO 2009-2010

Ao primeiro dia do mês de março de 2010, no salão nobre do restaurante Livorno, na Avenida Robert Kennedy, 4069, realizamos a Vigésima Terceira Reunião Ordinária do Rotary Club São Paulo Cidade Dutra ano, rotário 2009/2010.
A reunião teve início ás 20:20 hs. com a presença de 15 companheiros, 7 convidados. Após saudarmos o Pavilhão Nacional e as demais Bandeiras da Panóplia, o Presidente solicitou ao Diretor de Protocolo, companheiro Brito, que fizesse a apresentação da mesa que presidiu esta reunião que assim ficou composta: ao centro da mesa ocupando o lugar nº 1 o companheiro Martin Ingo Feldenheimer, Presidente construtor do futuro; ocupando o lugar nº 2 o Professor Melander do Movimento Garça Vermelha e ocupando o lugar nº 3 o companheiro Sérgio Katayama, Secretário desta gestão e Presidente eleito para o ano rotário 2010/2011. O Presidente Martin agradeceu a presença de todos e solicitou ao convidado
Professor Melander, juntamente com seus companheiros, Dr. Gentil e Sr. Dino, que ocupassem a tribuna para seu pronunciamento.
O professor Melander agradeceu pela oportunidade para falar sobre o Movimento Garça Vermelha em defesa das águas da Represa do Guarapiranga, bem como a fauna a flora e os humanos que vivem em torno. Disse que os moradores do jardim Sertãozinho, Vila Represa, Jd. Represa, Jd. Pombal, Jd. Praias e bairros adjacentes ao Parque Nove de Julho, são simpatizantes da causa em defesa da integridade das águas da Represa do Guarapiranga.
Portanto o Movimento Garça Vermelha é CONTRA a construção de uma rua, via, viela caminho ou qualquer outra designação que possa vir a ter, bem como é CONTRA a existência de portão de acesso ao parque e à construção de estacionamentos. O movimento condena e denuncia publicamente o uso de saibro impermeável misturado com entulhos diversos utilizados como aterro para suporte do gradil e futuras vias. O movimento Garça Vermelha DESAPROVA o gradil e da maneira como foi feito, pois além da estética e função duvidosa, não contempla a circulação de animais através de aberturas. O movimento considera INEGOCIÁVEL o cumprimento das leis ambientais e EXIGE transparência por parte dos representantes dos poderes públicos que devem facilitar o acesso a projetos, licenças ambientais e outros documentos de interesse da população. Finalizou dizendo que a represa é um patrimônio de todos. (Este documento está anexo na integra nesta ata).

Dr. Gentil Gimenez fazendo sua explanação aos membros e visitantes do Rotary Club da Cidade Dutra

Na seqüência, o presidente pediu aos companheiros Marcos e Ramiro que fizessem apresentação do Rotarismo em Portugal.
Iniciaram colocando sobre a diferença de fuso horário em mais 3 horas com relação ao horário de Brasília. Disseram que em 1920 surgiu o rotarismo em Portugal, porém o primeiro Rotary Clube foi reconhecido em 1926, onde surgiu em ROTARY CLUB DE LISBOA, tendo como seu padrinho o ROTARY CLUB DE MADRID.
Atualmente existem 2 distritos que são: 1960 com 72 clubes e 1970 com 86 clubes, num total de 158 clubes com 3.608 sócios.
O Presidente elogiou os companheiros pelo bom trabalho realizado e pelo interesse pela pesquisa sobre o Rotary e agradeceu a todos os presentes. Nada mais havendo a ser tratado, o Presidente agradeceu aos companheiros (as) e convidados, dando por encerrada a presente reunião e solicitou a todos que de pé saudassem o Pavilhão Nacional e as demais bandeiras da Panóplia, seguido do jantar de companheirismo.

Presidente: Martin Ingo Feldenheimer
Secretário: Sérgio Katayama”

Um comentário:

Dino Mottinelli disse...

Gostaria de registrar o nosso agradecimento pela forma atenciosa como fomos recebidos pelo pessoal do Rotary, bem como pelo interesse e importante apoio declarado ao nosso objetivo maior q é a água da Guarapiranga.